Perguntas Frequentes





Alojamento


Eu publiquei o meu site mas a página "site em construção" da OVH ainda está a ser apresentada

Aquando da instalação do seu alojamento, a OVH introduz uma página padrão, para lhe dar tempo para colocar os ficheiros do seu website. Se simplesmente passa os seus ficheiros para a pasta "www" sem eliminar o conteúdo colocado pela OVH, é normal que encontre este problema.

Para corrigir esta situação basta que elimine ou renomeie o ficheiro "index.html" colocado pela OVH no seu alojamento. Pode simplesmente renomeá-lo para que o reative mais tarde caso seja necessário ter uma página de manutenção.

Uma outra informação útil : os ficheiros do seu site devem ser colocados na pasta "www" para que sejam tomados em conta.



Eu não encontro os dados de acesso à minha base de dados

Aquando da instalação da sua oferta de alojamento, a base de dados incluída não é automaticamente instalada na oferta. Como tal, não recebe automaticamente essas informações por e-mail. Deverá num primeiro tempo solicitar a criação da sua base de dados.

Ligue-se ao Manager, selecione o respetivo nome de domínio.
E aceda a «Alojamento» -> « Gestão SQL » -> « Nova base ».

Introduza as informações pedidas e depois clique em « Validar » para terminar a criação da base de dados.

Após alguns minutos receberá por e-mail as informações relativas à sua base de dados.

Se a sua base de dados já se encontra criada, poderá recuperar o e-mail de instalação no Manager.
Aceda a «Administração» -> «Os meus parâmetros» -> «Histórico dos e-mails» a fim de recuperar o e-mail em questão.




Como mudar de oferta de alojamento?

Deseja mudar a sua oferta de alojamento partilhado mas desconhece o procedimento para o efetuar.
Siga simplesmente o nosso guia: Migrar a minha oferta de alojamento.



Como configurar um multi-domínio?

Precisa de ajuda para configurar um multi-domínio na sua oferta de alojamento partilhado OVH?
Siga simplesmente o nosso guia: Configurar um Multi-domínio.



Como mudar o domínio principal do meu site?

Deseja modificar o nome de domínio do seu alojamento partilhado mas desconhece como se realiza essa manipulação?
O nosso guia acompanha-o: Modificar o domínio principal do meu website.



Como consultar as minhas estatísticas?

O acesso às estatísticas do seu site está incluído no seu alojamento. Não precisa de outra subscrição para beneficiar deste serviço.

Alguns dias após a ativação do seu alojamento terá a possibilidade de aceder às estatísticas e poderá começar a seguir o seu site.
Consultar as estatísticas do meu website.



O que significa o seguinte erro?

404 Esse erro produz-se quanto tenta consultar uma página que não existe ou deixou de existir no servidor.
É ainda possível que a rescrita dos URLS esteja mal feita e chame uma página inexistente.
403 Este erro está ligado aos direitos dos ficheiros (CHMOD).
O utilizador não possui direitos suficientes para consultar a página pedida. Esses direitos podem ser modificados pela OVH no seguimento de um hack ao website ou por uma manipulação do cliente.
500 O erro 500 pode ser causado por:
  • Um ficheiro .htaccess mal configurado ou mal programado;
  • Os direitos dos ficheiros não são corretos;
  • Um script cortado pelo nosso robot Okiller, por exemplo um ficheiro que demora muito tempo a ser exectuado ou um comando não autorizado.
Endereço indisponível Verifique em primeiro lugar se a sua ligação à Internet está ativa. Elimine a cache do browser e verifique que não possui uma firewall que possa bloquear a sua ligação à Internet.

Este erro pode ser causado por uma má configuração de DNS ou pela utilização de um nome de domínio inexistente.
Error establishing a database connection Este erro está ligado à ligação à base de dados
Pode resultar de ficheiros do site mal configurados e que não contém as corretas informações para estabelecer a ligação à base de dados.
Podem surgir aleatoriamente devido ao elevado número de ligações simultâneas realizadas à base de dados.






Domínio


Como alterar o proprietário de um nome de domínio?

Antes de começarmos, queira ter em conta que existem casos particulares para uma alteração do proprietário de um nome de domínio.

Para as extensões .fr / .be / .eu / .re, deverá seguir os passos descritos aqui:


O seguinte guia explica-lhe como pode alterar o proprietário para um nome de domínio, por exemplo, nas extensões .com / .net / .org / .info / .biz :


Para mais informações relativas à modificação do proprietário de um nome de domínio, pode consultar as fichas técnicas dos nomes de domínio, fichas essas acessíveis a partir deste link:


Selecione a extensão do domínio à esquerda e depois clique em Ficha técnica.



Como transferir um nome de domínio para a OVH?

Veja os guias que podem explicar como transferir o seu nome de domínio:


Aqui pode encontrar um guia com as informações complementares sobre a transferência de um nome de domínio:



Como reencaminhar o meu nome de domínio?

Existem diferentes soluções para reencaminhar o seu nome de domínio.
Veja um guia que o irá ajudar: Criação de um reencaminhamento Web.





E-mail


Como adicionar uma conta de E-mail?

Necessita de ajuda para criar o seu endereço de E-mail? Siga este guia:





Como criar um endereço de E-mail quando o painel me impede de o fazer?

Várias razões podem explicar essa situação:

  • Já utilizou a totalidade das contas de E-mail incluídas na sua oferta de alojamento;
  • Não possui nenhuma oferta de alojamento, e como tal, não possui contas de E-mail associadas;
  • Esta manipulação não pode ser realizada a partir do contacto de faturação. Assegure-se que utiliza o nichandle técnico ou administrativo do serviço.

Para corrigir esta situação deve como tal encomendar uma oferta que permite desbloquear a criação de contas de E-mail, ou ligar-se com o nichandle adequeado.



Como consultar e enviar os meus e-mails com o Roundcube?

Necessita de ajuda para enviar um E-mail? Siga o guia de utilização do Roundcube:





Como criar um reencaminhamento de E-mail?

Deseja reencaminhar os seus endereços de e-mail para um outro?
Veja um guia que o poderá ajudar a configurar esse tipo de reencaminhamento:





Como configurar uma resposta automática?

Deseja criar uma resposta automática para os seus endereços de E-mail?
Veja um guia que o ajudará a efetuar essa operação:





Como configurar o meu endereço de E-mail no meu software de e-mails?

Temos à sua disposição diferentes guias que o ajudarão a configurar os seus endereços de e-mails nos diferentes softwares de e-mails.

Pode consultar os nossos guias neste linnk:





Como ultrapassar a quota de 5GB da oferta de E-mail partilhado?

Neste momento não existe nenhuma oferta de alojamento partilhado que permite uma quota superior a 5GB.

Como tal, pode:

  • Modificar a política de gestão dos seus E-mails, não armazenando a totalidade dos mesmos no servidor;
  • Consultar a oferta Exchange que permite que beneficie de uma quota de 50GB com o serviço de e-mails profissional de referência.

Aceda a este link para saber mais sobre a oferta Exchange 2013.



O que significa o seguinte erro?

553 sorry, that domain isn't allowed to be relayed thru this MTA (#5.7.1) Este erro está ligado ao facto de que a autenticação SMTP não está ativada no seu software de envio de e-mails.
Para corrigir o problema, basta que ative a autenticação para o servidor de envio. Para se identificar, utilize o seu endereço de e-mail como login e a password definida para a conta de e-mail.






Conta cliente


Como modificar os contactos dos meus serviços?

Veja dois guias que o ajudarão a gerir os contactos dos seus serviços:





Como modificar as informações da minha conta de cliente?

Para modificar as informações da sua conta deverá aceder ao seu Manager.
Clica em «Administração», «Os meus parâmetros» e depois em « Informações pessoais ».

Pode então editar as informações da sua conta de cliente.





Como recuperar a password do meu Manager?

É possível gerar uma nova password para a sua conta de cliente OVH. Para tal, deverá introduzir simplesmente os elementos neste guia:





Porque obtenho um erro quando tento modificar o meu país nas minhas informações pessoais?

Não é possível modificar o país a partir do seu Manager. Para o alterar, deverá proceder da seguinte forma:

  • Num primeiro tempo deverá atualizar as informações postais (morada, código postal, etc);
  • De seguida, envia um E-mail ao suporte, que contenha um comprovativo de morada e uma validação a pedir essa alteração.

Desta forma poderemos assim editar o país da sua conta de cliente.
Ficará no entanto anexado ao suporte ligado ao país no qual a sua conta de cliente e os contratos foram validados.





Outra


Se o meu nome de domínio não estiver na OVH, posso encomendar na mesma uma oferta de e-mail ou um alojamento partilhado?

Sim, é possível que encomende uma solução de alojamento partilhado ou de e-mail na OVH. No entanto, para que funcionem, terá de configurar o seu nome de domínio atual de forma a poder utilizar os nossos serviços.

Para uma oferta de e-mail :

Escolha uma das seguintes configurações de e-mail para uma oferta de e-mail partilhado:

  • mx0.ovh.net : Sem proteção;
  • mx1.ovh.net e mx2.ovh.net : anti-spam simples, com diferentes prioridades;
  • mx3.ovh.net e mx4.ovh.net : anti-spam + antivirus, com prioridades diferentes;
  • redirect.ovh.net: permite que reencaminhe os seus E-mails para um outro endereço (não permite gerir as contas POP do domínio. Para utilizar esta configuração tem imperiosamente de estar a utilizar os servidores DNS OVH).

E depois deverá transmiti-la ao seu atual prestador de serviços para modificar a sua zona DNS atual.

Para uma oferta de alojamento :

  • Recupere o endereço IP do seu alojamento partilhado.

E depois deverá transmiti-la ao seu atual prestador de serviços para modificar a sua zona DNS atual. Pode munir-se deste guia para recuperar o seu endereço IP:


Consulte a parte «Recuperar o IP do meu alojamento» e »Tabela recapitulativa de clusters e IPs».





FAQ geral


O que é um alojamento web?

Um «alojamento online» ou «alojamento Internet» é uma prestação que compreende um espaço de disco, onde coloca o seu website na Internet, para o tornar acessível na net.

Um «alojamento web» (muitas vezes denominado como «alojamento partilhado») baseia-se numa arquitetura comum gerida pelo alojador, ou seja, o cliente ocupa-se apenas e só do seu site.



O que é um nome de domínio?

Um nome de domínio corresponde geralmente ao endereço de um Website. O Domain Name System ou DNS permite reencaminhar os pedidos nesse domínio, para o correto alojamento ou outros serviços associados, como por exemplo, os E-mails.

Existem domínios ditos genéricos (.com, .net, .org, etc.) que não estão anexados a nenhuma zona e extensões geográficas (.pt, .fr .eu .asia etc). Há que ter ainda em conta que novas extensões, perto de 700, estão para chegar: .web, .bzh, .shop, .paris, .sex, etc...



Quais as diferenças entre o alojamento web e servidor dedicado ou Cloud?

O alojamento web permite ao cliente de não ter de se preocupar com a plataforma (arquitetura) na qual está alojado no seu site. Como ele é comum, tem à sua disposição ferramentas que são fáceis de utilizar por iniciados, uma vez que foram pensados para serem compreensíveis para todos.

Os servidores dedicados implicam que o cliente administra igualmente a máquina que lhe é alocada, pois é isso que dá mais liberdade de utilização dos recursos e de configuração. Mas, além dessas vantagens de parametrização, é também necessário algum conhecimento de forma a antecipar as reações possíveis no seu website.

O cloud baseia-se no princípio de virtualização da plataforma e/ou dos recursos alocados ao seu site. Ele permite flexibilidade consoante a sua configuração, que geralmente é configurada consoante as suas necessidades. As funções de gestão e personalização são principalmente derivadas dos servidores dedicados e como tal, são sofisticadas.



Porque devo escolher um alojamento web na OVH?

Desde 1999, o nosso suporte qualificado ajuda-o na implementação dos seus projetos web. Os 18 milhões de aplicações e 150 000 servidores fazem da OVH o 1º alojador europeu e o 3º a nível mundial.

Nós desenvolvemos soluções web que autorizam uma grande liberdade de configuração. Os módulos permitem-lhe, por exemplo, de criar uma loja online ou um blog, e a gestão de todos os seus serviços é facilitado a partir do seu Espaço Cliente.

A nossa rede internacional, com fibra ótica e totalmente segura, faz com que beneficie de um alojamento Web sem falhas. Assim, são já mais de 700 000 clientes que tem confiança nos nossos serviços, em França e nas nossas 16 filiais.



A quem se direciona um alojamento web?

Os alojamentos web são geralmente preferidos pelos clientes que procuram uma administração simplificada para criar um website Profissional, um blog pessoal ou ainda alojar vários websites, sem que tenham de se preocupar com a plataforma de alojamento: ao contrário dos utilizadores experientes que preferem um servidor dedicado de forma a poderem gerir tudo, inclusivamente a própria máquina.

Estes alojamentos respondem a um vasto leque de necessidades e podem suportar um considerável número de projetos. Assim, são cobertas necessidades de perfis variados, desde o particular até Às grandes empresas.



Como criar um site?

Um site pode ser criado antes da encomenda de um alojamento web com a ajuda de softwares adaptados à criação de sites ou através da prestação de uma agência especializada, por exemplo. Basta que depois coloque o site num alojamento ativo.

Pode criar igualmente o seu website diretamente no alojamento, quer seja com a ajuda de ferramentas de programação, quer seja baseando-se num dos numerosos módulos (CMS) fornecidos, que permitem instalar uma solução web em 1 clique no seu alojamento.



Posso alojar conteúdo para adultos num alojamento web?

A partir do momento em que o faz de forma legal, e que a aplicação online respeita as regras usuais de um site com conteúdo reservado a um público restrito (ex: acesso interdito a menores) o alojamento de conteúdo para adultos é possível de ser alojado numa oferta partilhada. No entanto, apenas os poderá colocar exclusivamente nas ofertas de Alojamento Web PERFORMANCE.

Alem disso, o cliente é advertido das suas responsabilidades e obrigações aquando da aceitação do contrato, quando efetua a encomenda.



Cada alojamento está limitado em número de sites ou nomes de domínios associados?

O número de nomes de domínio utilizáveis, tanto nas ofertas PERSO ou PRO está limitada a 1000, sendo que é ilimitado na gama PERFORMANCE.

Porém, é possível criar e alojar tantos sites quantos desejados (desde que respeite as condições contratuais e os atributos da oferta subscrita). O «número de sites máximo recomendado« que indicamos no website é uma simples recomendação ligada aos recursos de cada oferta.





FAQ técnica


A que corresponde os recursos alocados para cada oferta?

A «potência» de um alojamento pode ser definida, de forma simplificada, pelos recursos de processador (Core CPU) memória RAM da máquina (servidor) que serve como plataforma.

Nos alojamentos partilhados, todos esses recursos são partilhados sem distinção e não são descritos. Nas ofertas web, existe uma prioridade entre PERSO e PRO, e a gama PERFORMANCE beneficia de recursos garantias e adaptáveis.



Como posso conhecer os recursos utilizados pelo meu alojamento?

Iremos desenvolver brevemente, e será integrado no seu Espaço de Cliente OVH, uma ferramenta de monitorização dos recursos consumidos pelo seu alojamento. Desta forma, pode determinar se o alojamento atual é adaptado às suas necessidades.



Posso modificar o nome de domínio associado ao meu alojamento?

É possível adicionar adicionar outros nomes de domínio ao seu alojamento, sendo que cada um pode ser definido e gerido de forma independente. Porém, de momento apenas o domínio registado na encomenda pode beneficiar de serviços exclusivos, como por exemplo, os E-mails. Este nome de domínio é designado como «domínio principal».

Mais tarde esta distinção irá desparecer e cada nome de domínio associado ao seu alojamento poderá beneficiar das contas de E-mail incluídas. De momento, se desejar beneficiar de um outro domínio que não o original, deverá efetuar uma mudança do domínio principal..



Posso repartir as contas de E-mail incluídas na minha oferta por vários nomes de domínio?

Ainda não. Atualmente apenas o «nome de domínio principal» pode utilizar os serviços exclusivos incluídos.

Mais tarde esta distinção irá desparecer e cada nome de domínio associado ao seu alojamento poderá beneficiar das contas de E-mail incluídas. De momento, se desejar beneficiar de um outro domínio que não o original, deverá efetuar uma mudança do domínio principal..



Quais são as quotas de envio de e-mails?

Existe um limite de 200 e-mails/hora por conta de e-mail e 300 e-mails/hora por IP, para os e-mails que passam pelo nosso SMTP ns0/ssl0. Poderá utilizar um outro SMTP e/ou a ferramenta de mailing-list EzlML incluído no pacote de E-mails, como substituição ou complemento.

Os E-mails PHP (enviados através de uma função no seu site) não são limitados em número, mas serão bloqueados caso retornem muitos erros (caso aconteça pode corrigir e desbloquear de forma autónoma a partir do seu Manager).

Se procura uma solução para enviar e-mails em massa e/ou para efeitos de marketing, com ferramentas de gestão de e-mailing e estatísticas, convidamo-lo a consultar as ofertas do nosso parceiro Mailjet



É possível ter acesso a um IP dedicado?

Não. Porém, tem acesso a uma larga escolha de IPs geolocalizadaos nos diferentes países onde a OVH possui os seus pontos de replicação da sua oferta web. Está incluído gratuitamente na oferta e pode passar livremente de um IP a outro através do Espaço de Cliente.



Quais são as regras do Acelerador GeoCache?

Por questões de simplicidade, os dados considerados pelo Acelerador GeoCache como não dinâmicos são escolhidos e geridos automaticamente, ou seja, são colocados em cache de forma padrão todos os elementos do tipo imagem, vídeo, elementos gráficos, etc...

A primeira colocação em cache de um elemento, num determinado POP, efetua-se quando um visitante utiliza esse elemento atraǘes de uma ligação à zona dependente desse PoP.

O tamanho máximo de um ficheiro que pode ser colocado em cache é de 100MB nos PoP Europeus e 20MB nos restantes (submetidos a Atualização). A frequência de atualização automática de um elemento (TTL), sem que haja uma atualização manual ou visita do sites de antemão, é de 60 minutos na Europa e 10 minutos fora.



Como gerir Acelerador Cache ?

É possível ativar ou desativar a opção Acelerador GeoCache incluída, bem como limpar a cache nos PoP a partir da sua interface Manager. Para saber mais sobre a gestão do Acelerador GeoCache, consulte a ficha de guia.



O serviço DNSSEC está incluído no nome de domínio?

Sim. DNSSEC é proposto de forma gratuita em todos os domínios nos quais a extensão é compatível com esse serviço. A opção pode ser ativada/desativada a partir do seu Espaço de Cliente OVH.





FAQ encomenda / faturação


É possível encomendar/gerir um alojamento sem nome de domínio?

A encomenda no site não prevê a subscrição a uma oferta de alojamento, sem que haja um domínio associado. Porém, é possível que adicione um alojamento a um nome de domínio presente no Espaço de Cliente OVH, quer seja um domínio registado na OVH ou simplesmente declarado (na zona DNS), podendo estar registado num outro registrar ou não existindo simplesmente.

Este nome de domínio poderá ser utilizado se já existir, ou será simplesmente uma «referência» ligada ao alojamento. Da mesma forma que na data de expiração do seu nome de domínio ou alojamento é possível que renove um ou o outro de forma independente.



A alteração da oferta é automática e/ou obrigatória?

Cabe ao cliente encomendar a migração da sua oferta através do Espaço Cliente da OVH. A alteração da oferta é gerida pelo sistema, e o seu site e todos os seus dados são conservados e permanecerão acessíveis.



É possível aumentar a minha oferta por alguns dias e voltar depois à atual?

Não é ainda possível, mas pensamos propor esse tipo de serviço no futuro.



Como se efetua a renovação da minha oferta de alojamento?

Quando um dos seus serviços OVH chega à data de expiração, é-lhe enviado um E-mail, com pelo menos 1 mês de antecedência, bem como alguns relances intermédios que são enviados até à data de expiração, e o último aviso quando o serviço expira. Estes E-mails contém a lista dos produtos a expirar e contém um link para que possa criar a nota de encomenda de renovação.

É ainda possível que efetue esta operação diretamente no nosso site, ao indicar no processo de encomenda o nome dos produtos que deseja renovar.

Encontra igualmente no seu Espaço de Cliente OVH, na parte Administração > Os meus produtos, a lista dos serviços que estão a expirar, com um botão para que possa efetuar a encomenda.



O que acontece após 1 ano ao nome de domínio incluído na minha oferta de alojamento?

O nome de domínio, oferecido pelo período de 1 ano com o seu alojamento OVH, irá expirar na data de aniversário da criação da suao ferta. Pode renovar esse domínio ao preço anual da extensão escolhida, caso o deseje conservar. Ou não. O acontece para a opção DNS Anycast anexado ao seu nome de domínio, que pode ser renovado (por 0,99 € s/IVA /ano) ou não.

Se o seu nome de domínio não for renovado, não o poderá utilizar (quer para o seu site quer para os E-mails associados) e de seguida será eliminado. Pode renovar apenas o alojamento, e nesse caso ficará ativo (acessível através de um outro nome de domínio, caso tenha associado um novo).



É possível optar por não escolher o serviço DNS Anycast e o Acelerador GeoCache incluídos?

Se bem que o serviço DNS Anycast seja oferecido por um ano, sem compromisso, para um nome de domínio associado ao alojamento web OVH, poderá renunciar ao seu uso. Esta opção de escolha é-lhe dada durante o processo de encomenda.

O serviço Acelerador GeoCache incluído é imposto, de forma padrão. Exceto nos casos para os quais deseje encomendar/utilizar um certificado SSL privado (não compatível com o acelerador GeoCache).