FAQ

Resposta a questões frequentes


Alojamento

Como alojar vários websites num mesmo pacote de alojamento?

Pode usar o mesmo plano de alojamento para alojar vários sites. Basta associar outro domínio, ou subdomínio, ao alojamento. O procedimento é explicado neste guia. Como associar um domínio ou subdomínio ao meu alojamento

Como criar um website?

Escolheu a OVH para criar um site de forma fácil (que não exija conhecimentos técnicos) e rápida. O alojamento OVH disponibilza as ferramentas mais simples e populares para criar e gerir sites: WordPress, Joomla, PrestaShop o Drupal.

A instalação é efetuada com 1 clique, sem mais complicações. Assim, pode começar a trabalhar imediatamente no conteúdo e no lançamento do seu site. Se precisar de ajuda, consulte o seguinte guia:
Guia de utilização dos alojamentos partilhados

Como colocar o site no meu alojamento?

Para colocar um site online, precisa de seguir os passos indicados neste guia:
Colocar o meu site online

Como aceder ao alojamento via FTP?

O acesso via FTP pode ser efetuado com um software gratuito, como o Filezilla. Para saber mais informação, consulte este guia:
Guia de utilização FileZilla

Como modificar a palavra-passe FTP?

Para modificar a palavra-passe do alojamento, deverá aceder à Área de Cliente e clicar no nome do alojamento na coluna da esquerda.

Aceda ao separador FTP-SSH, onde será apresentada uma tabela com todos os utilizadores. A seguir, basta clicar na roda dentada à direita do login e depois deve clicar em "Alterar password".

A alteração terá efeito minutos mais tarde.

O que fazer se tiver probelmas com o acesso FTP?

Em caso de problemas relacionados com o acesso FTP, consulte o seguinte guia:

Problemas FTP mais frequentes

O que significa o seguinte erro?

404 Erro associado a uma página que não existe ou deixou de existir no servidor.
Um endereço URL foi alterado de forma incorreta e deixou de estar associado à página correta.
403 Erro associado às permissões dos ficheiros (CHMOD).
O utilizador não tem permissões suficientes para consultar a página solicitada. Estas permissões podem ter sido alteradas pelo cliente ou pela OVH, depois de ter sido detetado um hack ao site.
500 O erro 500 pode ser causado por:
  • Um ficheiro .htaccess mal configurado ou mal programado;
  • As permissões dos ficheiros estão incorretas;
  • O nosso robot Okillerd interrompeu um script devido a um comando não autorizado, ou que levou demasiado tempo a ser executado
Endereço indisponível Verifique se a sua ligação à Internet está ativa. Elimine a cache do browser e verifique se a firewall está a bloquear a sua ligação à Internet.

Este erro pode ser causado por uma má configuração de DNS ou pela utilização de um domínio inexistente.
Error establishing a database connection Erro associado à ligação à base de dados
Os ficheiros do site podem estar mal configurados ou conterem informações incorretas de ligação à base de dados.
Este erro também pode ser causado pelo elevado número de ligações simultâneas à base de dados.
Site não instalado Em caso de erro «Site não instalado», consulte o seguinte guia:
Erro de site não instalado

Publiquei o meu site, mas a página "site em construção" da OVH continua a ser apresentada

Durante a instalação do seu alojamento, a OVH cria uma página padrão, para ter tempo suficiente para transferir os ficheiros do seu website. Este problema pode ocorrer quando transferir os ficheiros para a pasta "www" sem eliminar o conteúdo criado pela OVH.

Para corrigir esta situação, basta eliminar ou alterar o nome do ficheiro "index.html" colocado pela OVH no seu alojamento (pode ser usado mais tarde, se precisar de de exibir uma página de manutenção).

Mais informação útil : os ficheiros do seu site devem ser colocados na pasta « www » para o site fique online.

Como consultar as estatísticas do meu site?

O acesso às estatísticas do seu site está incluído no seu alojamento. Não precisa de pagar mais para beneficiar deste serviço.

Alguns dias após a ativação do seu alojamento, poderá começar a monitorizar as estatísticas do seu site. Para mais informação, consulte este guia

Consultar as estatísticas e logs do meu site

Como ativar o alojamento gratuito Start 10M?

O registo de um domínio permite beneficiar de uma oferta de alojamento gratuita, com um espaço de armazenamento de 10MB e uma conta de E-mail personalizável de 5GB.

Deve ativar esta oferta na Área de Cliente. Selecione o domínio na coluna da esquerda e clique no botão ativar, junto à secção Alojamento e E-Mail.
Escolha de seguida a opção "Start10M" e clique em "Seguinte".

Atenção: se o seu domínio já estiver apontado para um website específico, sugerimos que não faça qualquer alteração na zona DNS.
Deverá aguardar alguns minutos. De seguida irá receber um e-mail com os seus dados de acesso FTP. A partir de agora, pode adicionar uma conta de E-mail.

Não encontro os dados de acesso à minha base de dados

Durante a instalação do alojamento, a base de dados incluída não é instalada automaticamente.
Primeiro, deverá criar uma base de dados.
Só depois irá receber as informações relativas à base de dados por e-mail.

Para criar uma base de dados, aceda à Área de Cliente e selecione o nome do alojamento em questão. Depois, aceda ao separador "Base de dados" e clique em "Criar uma base de dados".

Selecione "MySQL" e a dimensão da base de dados incluída na sua oferta. Introduza as informações solicitadas e depois clique em "Validar" para terminar a criação da base de dados.

Passados alguns minutos, irá receber um e-mail com as informações relativas à base de dados.
Se a base de dados já tiver sido criada, poderá alterar a palavra-passe no separador "Base de dados", clicando na roda dentada à direita, e em "Modificar a password". Atenção: se alterar a palavra-passe, esta também terá que ser alterada no ficheiro de configuração do seu site.


Domínio

Como alterar o proprietário de um domínio?

Atenção: nalguns casos, a alteração de proprietário exige procedimentos específicos.

Para as extensões .fr / .be / .eu / .re, deverá seguir os passos descritos aqui:
O próximo guia explica como alterar o proprietário de um domínio com extensões do tipo: .com / .net / .org / .info / .biz :
Para mais informações relativas à alteração do proprietário de um domínio, consulte as fichas técnicas dos domínios. As fichas estão acessíveis a partir deste link:
Selecione a extensão do domínio à esquerda, e depois clique em Ficha Técnica.

Como transferir um domínio para a OVH?

Veja os guias para saber como funciona a transferência de domínios:

Como reencaminhar o meu domínio?

Existem diferentes soluções para reencaminhar o seu domínio.
Consulte o guia: Criar um reencaminhamento Web.

E-mail

Como adicionar uma conta de E-mail?

Necessita de ajuda para criar o seu endereço de E-mail? Siga este guia:

Como criar um endereço de E-mail quando o painel de gestão me impede de o fazer?

Existe várias razões para essa situação:
  • Está a usar todas as contas de E-mail incluídas na sua oferta de alojamento;
  • Não contratou nenhuma oferta de alojamento. Como tal, não possui contas de E-mail associadas;
  • Esta operação não pode ser realizada através da sessão do responsável pela faturação. Assegure-se que utiliza o NIC Handle (ID de acesso) do responsável (contacto) técnico ou administrativo.
Para corrigir esta situação, deverá aderir a uma oferta que permite desbloquear a criação de contas de E-mail, ou aceder com o NIC Handle adequado.

Como consultar e enviar e-mail com o Roundcube?

Necessita de ajuda para enviar um E-mail? Siga as instruções do guia de utilização do Roundcube:

Como criar um reencaminhamento de E-mail?

Deseja reencaminhar os seus endereços de e-mail para outra conta?
Veja o guia com as instruções de configuração de reencaminhamento:

Como configurar a resposta automática?

Deseja criar uma resposta automática para os e-mail recebidos?
Veja um guia com a informação sobre:

Como configurar o meu endereço de e-mail no meu software de e-mail?

A OVH disponibiliza diferentes guias que o irão ajudar configurar endereços em diferentes clientes de e-mail.
Clique neste link para consultar os nossos guias:

Como superar o limite de armazenamento de e-mail de 5GB incluído na oferta de alojamento partilhado?

Neste momento não existe nenhuma oferta de alojamento partilhado com armazenamento de e-mail superior a 5GB.
Em alternativa, pode:
  • Alterar a configuração do serviço de e-mail, não armazenando a totalidade das mensagens no servidor;
  • Optar pela oferta Exchange, o serviço de e-mail que incluí um armazenamento de 50GB.
Aceda a este link para saber mais sobre a oferta Exchange 2013.

O que significa o seguinte erro?

553 sorry, that domain isn't allowed to be relayed thru this MTA (#5.7.1) Erro associado a uma autenticação SMTP não ativada no software de envio de e-mail.
Para corrigir o problema, basta ativar a autenticação para o servidor de envio. Para tal, deverá inserir os dados de acesso: endereço de e-mail como login, e a password definida para a conta de e-mail.

Como enviar, personalizar e monitorizar uma grande quantidade de e-mails?

A sua oferta permite enviar dezenas ou centenas de mensagens de e-mail em simultâneo, ultrapassando assim os constrangimentos de outras plataformas, que limitam o número de envios/hora.

A ferramenta de Mailing-Lists EzlML, permite a criação de grupos com milhares de destinatários, mas não inclui a possibilidade de personalização e monitorização dos envios.


Conta cliente

Como modificar os contactos de gestão dos meus serviços?

Veja os dois guias com as instruções para gerir os contactos de gestão do seu serviço:

Como modificar as informações da minha conta de cliente?

Para modificar as informações da sua conta deverá aceder ao seu Manager (Área de Cliente).
Clique em «A minha Conta», altere informação que desejar e clique em validar no final da página.
Poderá editar aí as informações da sua conta de cliente.

Como recuperar a password de acesso à Área de Cliente?

Se necessário, poderá gerar uma nova palavra-passe para a conta de cliente. Para tal, aceda à página de login da Área de cliente e clique em "Forgotten your username or password?". De seguida, introduza o seu Identificador de cliente ("Nichandle") e clique em «Enviar».

Por que obtenho uma mensagem de erro quando tento alterar o país nas informações do meu perfil?

Não é possível modificar o país a partir da Área de Cliente. Para alterar esta informação, deverá proceder da seguinte forma:
  • Primeiro, deverá atualizar a informação postal (morada, código postal, etc);
  • De seguida, terá de enviar um e-mail ao suporte, com um comprovativo de morada e um pedido escrito a solicitar essa alteração.
Só assim poderemos alterar o país da sua conta de cliente.
No entanto, o seu serviço continua vinculado ao serviço de apoio ao cliente do país associado ao contrato original.

Outra

O meu domínio não estão registado na OVH. Posso contratar uma oferta de e-mail ou um alojamento partilhado?

Sim, não há qualquer impedimento. Contudo, terá de configurar o seu domínio atual de forma a poder usá-lo com os nossos serviços.

Configurações do serviço de e-mail :
Escolha uma das seguintes configurações para a oferta de e-mail (em alojamento partilhado):
  • mx0.ovh.net : Sem proteção;
  • mx1.ovh.net e mx2.ovh.net : anti-spam simples, com diferentes prioridades;
  • mx3.ovh.net e mx4.ovh.net : anti-spam + antivirus, com prioridades diferentes;
  • redirect.ovh.net: permite o reencaminhamento do seu e-mail para outro endereço (não permite gerir as contas POP do domínio; esta configuração exige a utilização dos servidores DNS OVH).
De seguida, deverá enviar esta configuração ao seu atual prestador de serviços, para que a sua DNS atual seja atualizada.

Configuração para a oferta de alojamento :
  • Obtenha o endereço IP do seu alojamento partilhado.
De seguida, deverá transmitir a info ao seu atual prestador de serviços para que a sua DNS atual seja atualizada. Consulte este guia para saber como obter o seu endereço IP:
Consulte a secção «Obter o IP do meu alojamento» e «Tabela relativa a clusters e IP».

FAQ geral

O que é um alojamento web?

Um alojamento web, ou web hosting, é um serviço que inclui um espaço em disco num servidor para armazenar o seu website, e para que este fique acessível na net.

Um alojamento web (ou alojamento partilhado) baseia-se numa arquitetura comum gerida pelo serviço de alojamento. O cliente só tem de se preocupar com site.

O que é domínio?

Um domínio corresponde geralmente ao endereço de um Website. O Domain Name System ou DNS permite reencaminhar os pedidos de acesso a esse domínio, o alojamento correspondente, ou para serviços associados ao mesmo(E-mail).

Existem domínios ditos genéricos (.com, .net, .org, etc.) e extensões geográficas (.pt, .fr .eu .asia etc). Em breve estarão disponíveis as «novas extensões», (perto de 700): .web, .bzh, .shop, .paris, .sex, etc...

Quais as diferenças entre o alojamento web e servidor dedicado ou Cloud?

Com o alojamento web ao cliente não precisa de se preocupar com a gestão plataforma na qual está alojado o seu site. Este serviço inclui ferramentas fáceis de utilizar, até para principiantes.

Já com os servidores dedicados, o cliente tem que administrar máquina que acolhe a plataforma de alojamento e o site. Esta opção dá mais liberdade em todos os sentidos, inclusive ao nível dos recursos. Contudo o utilizador necessidade de conhecimentos técnicos avançados para poder gerir o dispositivo, corrigir erros e explorar todas as potencialidades do mesmo.

A cloud corresponde a uma forma de virtualização das plataformas e dos recursos informáticos. Esta opção permite maior capacidade de adaptação às necessidades momentâneas. No entanto, as funções de gestão e personalização são bastante sofisticadas e semelhantes às dos servidores dedicados.

Por que devo escolher um alojamento web OVH?

O profissionalismo e a dedicação do apoio ao cliente OVH, têm facilitado a concretização dos projetos web dos nossos clientes. Resultado: 18 milhões de aplicações e 150 000 servidores. A OVH é o 1º serviço de alojamento europeu e o 3º a nível mundial.

Desenvolvemos soluções web que permitem uma grande liberdade de configuração. Os módulos permitem criar lojas online ou um blog. A gestão dos seus serviços através da Área de Cliente é super simples.

Como a nossa rede mundial de fibra ótica, um rede altamente segura, irá beneficiar de um alojamento Web sem falhas. Não por acaso que mais de 1 milhão de clientes confiam nos serviços das nossas filiais espalhadas por 5 continentes.

A quem se direciona um alojamento web?

Os alojamentos web são escolhidos por clientes que um sistema simples para gerir e criar um website Profissional, um blog pessoal ou ainda alojar vários websites, sem livre de preocupações com a plataforma de alojamento. Já os utilizadores expert, preferem um servidor dedicado de forma a poderem gerir todos os aspetos da plataforma.

Estes alojamentos respondem a um vasto leque de necessidades e podem alojar um considerável número de projetos...particulares ou empresariais.

Como criar um site?

Um site pode ser criado antes da contratação de um alojamento web, com a ajuda de software adaptado à criação de sites, ou através do serviço prestado por uma agência especializada. Depois de criado, basta colocar o site num alojamento ativo.

Pode criar igualmente o seu website a partir do alojamento , recorrendo a ferramentas de programação ferramentas de programação ou aos módulos (CMS) fornecidos com o alojamenot OVH: WordPress, PrestaShop, Joomla! e Drupal.

Posso alojar conteúdo para adultos num alojamento web?

Se o fizer de forma legal, e se respeitar as regras usuais de um site com conteúdo reservado a um público restrito (ex: acesso interdito a menores), não existe qualquer problema em alojar o conteúdo para adultos numa oferta partilhada. No entanto, estes só poderão ser alojados nas oferta de Alojamento Web PERFORMANCE.

O cliente será advertido sobre as suas responsabilidades e obrigações relativamente à aceitação do contrato, durante o processo de contratação do alojamento.

Os alojamentos estão limitados a um número de sites ou domínios associados?

O número de domínios disponíveis, para as ofertas PERSO ou PRO está limitado a 1000. Na oferta PERFORMANCE não existem limites.

Porém, é possível criar e alojar tantos sites quantos desejados (desde que respeite as condições contratuais e os atributos da oferta subscrita). O «número de sites máximo recomendado» que indicamos no website é uma simples recomendação associada aos recursos de cada oferta.

FAQ técnicas

A que correspondem os recursos atribuídos a cada oferta?

De forma resumida, a «potência» de um alojamento está associada aos recursos de processamento (CPU) e de memória RAM do servidor.

Com os alojamentos partilhados, todos os recursos são partilhados, não existindo uma compartimentação dos mesmos. Nas ofertas web, o serviço Pro tem mais recursos disponíveis que a oferta Perso, e a gama PERFORMANCE beneficia de recursos garantidos e adaptáveis.

Como saber o nível de recursos utilizados pelo meu alojamento?

Adicionámos uma funcionalidade de monitoring à Área de Cliente OVH, uma ferramenta para poder controlar os recursos consumidos pelo seu alojamento. Desta forma, é possível determinar se o alojamento atual está adaptado às suas necessidades.

Posso distribuir as contas de E-mail incluídas na minha oferta por vários domínios?

Ainda não. Atualmente, este tipo de serviços só está disponível para o «domínio principal».

Esta distinção irá desaparecer. Todos os domínios associados ao seu alojamento irão beneficiar de contas de E-mail.

Quais são os limites para o envio de e-mail?

Para os e-mail que passam pelo nosso SMTP ns0/ssl0, existe um limite de 200 e-mail/hora por conta de e-mail, e 300 e-mail/hora por IP. Como alternativa ou complemento, poderá usar outro SMTP e/ou a ferramenta de mailing-list EzlML, incluídos no pacote de E-mail.

Os E-mails PHP (enviados através de uma função no seu site) não são limitados em número, mas serão bloqueados caso gerem demasiados erros (neste caso deverá corrigir e desbloquear o serviço a partir do seu Manager).

É possível ter um IP dedicado?

Não, mas tem acesso a uma grande variedade escolha de IP geolocalizadaos nos países onde a OVH possui pontos de replicação para a sua oferta web. Esta opção está incluída na oferta e permite passar de um IP para outro através da Área de Cliente.

Quais são as regras do Acelerador GeoCache?

Para facilitar o seu funcionamento, os dados armazenados no acelerador são selecionados e geridos automaticamente, ou seja, todos os elementos considerados dinâmicos (imagens, vídeos, elementos gráficos) são guardados em cache.

A primeira inserção de um elemento em cache num determinado PoP, é realizada quando um visitante usa esse elemento através duma ligação associada ao PoP em causa.

A dimensão máxima dos ficheiros guardados em cache é de 100MB nos PoP Europeus e 20MB nos restantes(informações sujeitas a atualização). A frequência da atualização automática de um elemento (TTL), sem não houver uma atualização manual ou visita prévia aos sites, é de 60 minutos na Europa e 10 minutos fora da Europa.

Como gerir o Acelerador Cache?

A ativação/desativação do acelerador GeoCache e a limpeza da cache nos PoP pode ser efetuada na Área de Cliente. Para obter mais informação sobre a gestão do Acelerador GeoCache, consulte o guia.

O serviço DNSSEC está incluído no domínio?

Sim. DNSSEC é disponibilizado de forma gratuita em todos os domínios com uma extensão compatível com esse serviço. A opção pode ser ativada/desativada a partir da Área de Cliente OVH.

Como atualizar o meu site para ser compatível com Apache 2.4?

o Apache 2.4 tem novas funcionalidades, algumas delas incompatíveis com alguns sites. Como tal deverá fazer uma atualização do seu site e em particular do ficheiro .htaccess
Veja a lista das alterações que deverá efetuar para tornar o site compatível:

FilterProvider (mod_filter):

Exemplo de sintaxe Apache 2.2:

FilterProvider COMPRESS DEFLATE resp=Content-Type $text/html
FilterProvider COMPRESS DEFLATE resp=Content-Type $text/css

Exemplo para Apache 2.4:

FilterProvider COMPRESS DEFLATE "%{Content_Type} = 'text/html'"
FilterProvider COMPRESS DEFLATE "%{Content_Type} = 'text/css'"

Deverá tornar o seu .htaccess compatível com as duas versões usando o seguinte método:

<IfModule mod_version.c>
    <IfModule mod_filter.c>
        <IfVersion >= 2.4>
            FilterProvider COMPRESS  DEFLATE "%{Content_Type} = 'text/html'"
            FilterProvider COMPRESS  DEFLATE "%{Content_Type} = 'text/css'"
        </IfVersion>
        <IfVersion < 2.4>
            FilterProvider COMPRESS DEFLATE resp=Content-Type $text/html
            FilterProvider COMPRESS DEFLATE resp=Content-Type $text/css
        </IfVersion>
    </IfModule>
</IfModule>

FAQ encomenda / faturação

É possível contratar/gerir um alojamento sem um domínio?

Não é possível contratar um alojamento sem um domínio associado. Em contrapartida, é possível adicionar um alojamento a um domínio registado na Área de Cliente (registado pela OVH ou por outro registrar).

Se este domínio existir, poderá usá-lo. Se não, será apenas uma referência associada ao alojamento. Expirada a subscrição do domínio e do alojamento, poderá optar por renovar apenas um deles.

A alteração da oferta é automática e/ou obrigatória?

Cabe ao utilizador solicitar a migração da oferta através do Área de Cliente da OVH. A alteração da oferta é gerida pelo sistema; e o seu site e os respetivos dados serão conservados e estarão acessíveis.

Posso migrar a minha oferta para um nível de serviço superior por apenas alguns dias?

Esta operação está disponível para a oferta Performance, bastando para tal clicar no botão boost (Área de Cliente, Outras Opções, Boost)

Como funciona a renovação do serviço de alojamento?

Nos últimos trinta dias antes de um serviço expirar, o nosso sistema envia alguns e-mails para informar sobre o prazo limite. Estes e-mails contêm a lista dos produtos prestes a expirar e um link para que possa efetuar a renovação dos mesmos.

Também pode realizar esta operação a partir do nosso site, indicando o nome dos produtos que deseja renovar.

Também pode consultar a lista dos serviços prestes a expirar na Área de Cliente (secção de administração, > Os meus produtos) a lista dos serviços que estão a expirar, com um botão de renovação.

O que irá acontecer ao domínio grátis um ano após a subscrição da oferta de alojamento?

O domínio oferecido com o alojamento OVH será válido por um 1 ano, expirando na data em que efetuou a subscrição. Caso deseje manter o domínio, pode renová-lo de acordo com o preço anual para a extensão escolhida. Este procedimento é igual para a opção DNS Anycast associada ao seu domínio, que também poderá ser renovada (por 0,99 € s/IVA /ano).

Se o domínio não for renovado, este não poderá ser usado (com o seu site ou os e-mails associados), e será eliminado. Se quiser, pode renovar apenas o alojamento, que deverá ficar associado a outro domínio.

É possível optar por não escolher o serviço DNS Anycast e o Acelerador GeoCache incluídos?

Apesar de o DNS Anycast ser gratuito por um ano, sem compromisso (para um domínio associado ao alojamento web OVH), poderá renunciar ao seu uso. Esta opção estará disponível durante o processo de adesão aos serviço.

O serviço Acelerador GeoCache incluído vem ativado de origem, exceto nos casos em que deseje encomendar/utilizar um certificado SSL privado (não compatível com o acelerador GeoCache).