As suas páginas 7 vezes mais rápidas com PHP-FPM




As suas páginas 7 vezes mais rápidas com PHP-FPM
Hoje muitas aplicações online são criadas com recurso a sistemas de gestão de conteúdos (CMS). Um dos mais conhecidos, WordPress, representa sozinho 1 em cada 6 websites criados em todo o mundo!

Estes sistemas criam novos desafios para as infraestruturas de alojamento, nomeadamente as partilhadas. Na verdade, estes CMS chamam muitas "bibliotecas" (dados fonte utilizados pelo código) e uma só página pode assim incluir milhares e milhares de elementos, e os browsers dos seus visitantes tem de carregar todos estes elementos e interpretá-los.

Graças às inovações efetuadas na plataforma, e para fornecer uma melhor experiência de utilização do conjunto dos sites dos seus clientes, a OVH incluiu a tecnologia FPM em todas as suas ofertas Web. Após os nossos testes foi possível concluir que os acessos são efetuados em média 7 vezes mais rápidos do que num alojamento idêntico sem esta otimização. E certos utilizadores relatam que obtiveram 10 vezes mais performance.



O que é o PHP-FPM?


Um pedido PHP, uma das linguagens informáticas mais utilizadas na Internet, consiste na interpretação de ficheiros ou scripts relacionados ; cada interpretação utiliza elementos e ações a executar. Por defeito, um ficheiro PHP é lido de forma idêntico e independente a cada pedido, sem ter em conta um eventual pedido anterior.

Com o PHP-FPM os elementos e as instruções invocadas aquando de um pedido são guardados em memória, ou seja, é a implementação de uma cache ao nível do servidor para ser reutilizada diretamente se o pedido for novamente executado.

O filer é portanto menos requisitado, o que se traduz num decréscimo da carga de máquina (load average) e de uma melhor disponibilidade de recursos para que possa efetuar outros trabalhos.
O que é o PHP-FPM?




Concretamente, quando um visitante leva a cabo uma ação no seu site, esta despoleta um pedido no sistema, o interpretador PHP tem de se ativar, tem de ser introduzido na memória, listar os elementos necessários, encontrá-los, verificar se o código é válido... Depois, finalmente, tudo está pronto, e ele executa a instrução.

Com a ajuda do PHP-FPM todas estas operações já são conhecidas e estão registadas pelo servidor. A sua interpretação é como tal mais rápida.



Qual a vantagem do PHP-FPM?


Os ganhos procurados pela tecnologia FPM são mais percetíveis nas estruturas online como os CMS que se apoiam numa multitude de ficheiros PHP chamados em grande número e frequentemente, mas as vantagens estão igualmente presentes noutras estruturas, uma vez que é raro um site não possuir PHP. Como tal, é quase certo que o seu projeto irá beneficiar igualmente desta tecnologia.

O melhoramento PHP-FPM está incluído e ativado em todas as nossas ofertas de alojamento Web. No entanto, a execução dos seus scripts, quer esteja também otimizada, depende igualmente do número de workers PHP presentes para os interpretar. Portanto, "subir" de gama ao escolher uma oferta superior é também assegurar mais workers à sua disposição e em consequência uma ganho de performance com PHP-FPM.
Qual a vantagem do PHP-FPM?



Informações suplementares e configurações avançadas


O PHP-FPM é instalado e configurado nativamente nas nossas ofertas Web 2014. Não tem de efetuar qualquer operação para beneficiar do PHP-FPM!

No entanto, se deseja aprender mais sobre o PHP-FPM, nomeadamente no que diz respeito à parte técnica e como configurar esta funcionalidade num alojamento OVH, o nosso guia está à sua disposição aqui.