Repartição dos recursos





Para a sua nova gama « Web Hosting » além da atualização dos componentes (como o espaço de armazenamento que foi aumentado), a OVH desejou dar ênfase à infraestrutura e aos elementos que constituem a plataforma de alojamento partilhado.

Assim, continua a ter a possibilidade de escolha em conformidade com as suas necessidades em termos de espaço, contas de e-mail ou bases de dados, mas também em termos da "potência" requerida pelos seus projetos.



Ofertas adaptadas às suas necessidades


Partilha de recursos

As ofertas PERSO e PRO, ao contrário das ofertas predecessoras, são baseadas em plataformas partilhadas cujos recursos do cluster (conjunto de servidores) são inteiramente partilhados.

Isso significa que o seu alojamento terá como base recursos de ambiente disponíveis de acordo com o consumo dos outros clientes do mesmo cluster.

Os serviços PERSO e PRO têm acesso ao mesmo tipo de recursos e podem beneficiar da mesma potência máxima; em caso de saturação, a fórmula PRO tem uma prioridade 2 vezes mais alta à da do PERSO no tratamento de operações ligadas ao site (pedidos HTTP, scripts, etc).
Partilha de recursos



Atribuição de recursos garantidos
Atribuição de recursos garantidos

De forma completamente inversa, as ofertas PERFORMANCE são alojadas de forma isolada e têm recursos próprios e garantidos para assegurar de forma constante e permanente a disponibilidade dos mesmos.

Baseadas numa infraestrutura Cloud, os recursos alocados a cada alojamento são definidos por 2 valores distintos:

  • O número de vCores : representa o número de cores (CPU) virtuais ativos, em unidades;
  • A quantidade de RAM : indica a quantidade de memória de sistema (memória "viva" ou volátil) alocada, em GigaBytes (GB).




A arquitetura Cloud permite uma grande flexibilidade e, como tal, as soluções PERFORMANCE podem assim ser alvo de upgrade "a quente" e ter os seus recursos aumentados em apenas alguns minutos, em caso de migração para uma oferta superior.

Outra vantagem dos produtos PERFORMANCE é o facto de que os mesmos são isolados dos outros alojamentos, permitindo que explore o seu alojamento ao máximo, mesmo até à sua saturação, sem risco de penalizar outros clientes.
Não verá mais o seu alojamento a ser colocado em "quarentena*" como numa plataforma "Best Effort", ou seja a única condição que deve ser preenchida é a presença do seu site online, mesmo que ocorram dificuldades de acesso ou lentidão, por exemplo.

* Salvo em caso de ataque ou de site "hackeado"



Recursos PHP evolutivos
Recursos PHP evolutivos

Um outro recurso está presente, em quantidade relativa à fórmula de alojamento subscrita: trata-se dos "workers PHP".

Um "worker" representa um elemento capaz de interpretar, executar 1 pedido (instrução) codificado em PHP num determinado momento. O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na composição de um website ou outra estrutura web.

O princípio é o de que quanto mais workers estiverem disponíveis, maior é o número de pedidos que podem ser executados de forma simultânea, sendo que cada um dos pedidos está ligado a uma ação gerada por um utilizador/visitante do seu site (clique num link, num botão, etc).

A "população" destes workers é multiplicada comparando uma oferta à outra. O número não é fixo, mas terá sempre 2 vezes mais workers na oferta PRO em relação à oferta PRO, por exemplo; e a mesma equação é aplicada quando se passa de uma fórmula PERFORMANCE para uma oferta da mesma gama, mas superior.



Um alojamento adaptado ao conjunto dos seus sites


A escolha da solução que melhor se adapta às suas necessidades poderá ser feita com base nos critérios anteriormente expostos. Contudo, para o ajudar a orientar a sua escolha, em cada oferta é indicado o "número máximo de sites" que podem ser alojados.



Um alojamento adaptado ao conjunto dos seus sites




Este número é apenas uma recomendação, que tem por base um site "standard", obtida com recurso às constatações efetuadas nas nossas infraestruturas, às estimativas de utilização e os retornos dos clientes em relação ao comportamento dos seus alojamentos.

Assim, apuramos o número de sites que podem ser alojados em cada "fórmula":

  • PERSO : até 5 sites,
  • PRO : até 10 sites,
  • PERFORMANCE : ilimitado (ou quase, considerando que é possível fazer upgrades).

Mas, não há nenhum limite imposto, nem codificado. Poderá alojar o número de sites que deseje, tendo em consideração que deve respeitar as condições contratuais.

Além disso, o número de « multi-domínios » autorizados em cada oferta de alojamento permite-lhe declarar vários nomes de domínio no seu alojamento, estejam eles associados a um ou a vários sites.