Green IT- OVH
OVH.com, alojador com consciência ecológica

Desde 2003 que a OVH se compromete num processo de redução de consumo de energia nos seus centros de dados, em particular através da conceção de um sistema exclusivo de arrefecimento líquido dos seus servidores.
Na qualidade de alojador, a OVH não cessa a sua inovação com vista à redução da quantidade de energia elétrica consumida para fazer funcionar os seus datacenters. O custo energético dos servidores é reduzido e os clientes beneficiam diretamente dessa redução.


A nossa abordagem desde 2003



  • Desenvolvimento interno de sistemas de arrefecimento exclusivos;
  • Eliminação completa de uso de ar-condicionado;
  • Poupanças repercutidas nos preços dos servidores.


Datacenters próprios



Desde 2010 que os novos datacenters da OVH não contêm qualquer sistema de ar-condicionado.

A fórmula « 30% de aircooling + 70% de water-cooling = 0 % ar condicionado » é implementada em todos os novos datacenters tanto em França, como no Canadá.



A otimização do fluxo de ar



Não se trata de free-cooling tal como o conhecemos atualmente, mas sim de arrefecer diretamente os servidores com o ar vindo do exterior dos edifícios.

Com esta gestão otimizada dos fluxos de ar, a própria conceção do catacenter tem um papel crucial. Graças ao conceito de torre, o ar frio chega diretamente à fachada dos servidores, regulando assim a temperatura de ventiladores e de entradas de ar nas máquinas.

  • Ar frio na fachada dos servidores;
  • O ar aquecido pelos componentes é evacuado pela parte traseira dos servidores;
  • Fluxos separados de ar frio e quente.


A industrialização do arrefecimento líquido



Um dos elementos chave da estratégia da OVH em termos de eficácia energética é a implementação industrial do sistema water-cooling.

Esta ideia, nascida em 2003 e indo no sentido contrário das práticas da altura, consiste em utilizar liquido para arrefecer os componentes dos servidores. O líquido é enviado para dentro de componentes (blocos térmicos) que ajudam a que o calor dos componentes, como por exemplo processadores, seja enviado para o líquido, atingindo assim um equilíbrio térmico.

70 % do calor emanado por um servidor é assim captado pelo líquido que tem uma capacidade de retenção de calor bastante superior à do ar.



Índice PUE recorde



O PUE é o indicador de eficácia energética nos centros de dados. Graças aos seus esforços para reduzir os seus consumos energéticos, a OVH.com consegue atingir valores de PUE compreendidos entre 1 e 1,2.

Um resultado melhor do que a média obtida noutros datacenters.

Encontre mais informação sobre os nossos datacenters:
OVH.com: Expert em conceção e construção de datacenters


Os serviços e produtos Green da OVH



Cloud dedicado

As máquinas virtuais Dedicated Cloud podem ser localizadas no datacenter BHS. Elas beneficiam de energia hidroelétrica proveniente de uma barragem vizinha.

A oferta Cloud
Big Data

Em RBX4, o primeiro datacenter da OVH completamente desprovido de climatização, são alojados principalmente clusters Big Data.

A oferta Big Data
Servidores dedicados

A OVH desenvolveu em 2004 uma tecnologia inovadora de watercooling. Este arrefecimento líquido, situado diretamente nos racks, permite captar 70% do calor emitido pelos Servidores.

A oferta de Servidores Dedicados