OVH, fornecedor de alojamento eco-responsável
A eco-inovação está no centro da filosofia da OVH, que tem implementado desde 2003 um processo de redução do consumo energético dos centros de dados, nomeadamente com a criação de um sistema exclusivo de arrefecimento líquido dos servidores.
Na qualidade de alojador, a OVH não para de inovar com vista à redução da quantidade de energia elétrica consumida para fazer funcionar os seus datacenters. O custo energético dos servidores é reduzido e os clientes beneficiam diretamente dessa redução.


A nossa abordagem desde 2003



  • Desenvolvimento interno de sistemas de arrefecimento exclusivos;
  • Eliminação completa de uso de ar condicionado;
  • Poupanças repercutidas nos preços dos servidores.


Datacenters próprios



Os novos datacenters da OVH não utilizam climatização desde 2010.

A solução "30% aircooling e 70% water-cooling = 0% de climatização" está presente em todos os novos centros de dados. Permitiu reduzir de forma considerável a fatura energética, pelo que a eletricidade representa apenas 10% dos custos de funcionamento geral dos nossos datacenters.



A otimização do fluxo de ar



Não se trata de free-cooling tal como o conhecemos atualmente, mas sim de arrefecer diretamente os servidores com o ar vindo do exterior dos edifícios.

Com esta gestão otimizada dos fluxos de ar, a própria conceção do datacenter tem um papel crucial. Graças ao conceito de torre, o ar frio chega diretamente à fachada dos servidores, regulando assim a temperatura de ventiladores e de entradas de ar nas máquinas.

  • Ar frio na fachada dos servidores;
  • O ar aquecido pelos componentes é evacuado pela parte traseira dos servidores;
  • Fluxos separados de ar frio e quente.


A industrialização do arrefecimento líquido



Um dos elementos chave da estratégia da OVH em termos de eficácia energética é a implementação industrial do sistema water-cooling.

Esta ideia, nascida em 2003 e que contraria as práticas atuais, consiste em utilizar líquido dentro dos próprios servidores para arrefecer os processadores. O líquido é conduzido para uns permutadores térmicos situados nos processadores e outros componentes que libertam muito calor.

70% do calor libertado por um servidor é assim captado pelo líquido que tem uma capacidade de retenção de calor bastante superior à do ar.



Índice PUE recorde



O PUE é o indicador da eficiência energética dos centros de dados. Graças aos esforços para reduzir os seus consumos energéticos, a OVH tem conseguido atingir um PUE médio de 1,09.

Um resultado melhor do que a média obtida noutros datacenters.

Encontre mais informações sobre os nossos datacenters:
OVH.com: especialista em conceção e construção de datacenters