Segurança dos dados: uma prioridade OVH
A segurança dos dados é garantida por sistemas e boas práticas que abrangem todos os níveis da organização e das infraestruturas OVH. Os nossos clientes beneficiam das melhores garantias em termos de disponibilidade, integridade e confidencialidade dos dados.

Segurança dos datacenters



Os datacenters OVH beneficiam de fortes medidas de segurança. O perímetro está protegido com arame farpado, sistemas de vídeovigilância, deteção de movimento e de controlo do acesso às instalações. A monitorização da atividade nos datcenters e no exterior dos edifícios é registada em servidores seguros...e as equipas de segurança trabalham 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Para controlar e vigiar o acesso a todas as infraestruturas, foram implementados rigorosos procedimentos de segurança. Todos os funcionários estão munidos de um cartão RFID com permissões de acesso ajustadas a cada função e a cada área. As permissões são regularmente reavaliadas em função da responsabilidades dos colaboradores.

Os edifícios dos datacenters beneficiam de medidas extra de segurança. Os centros de dados são explorados exclusivamente pela OVH e o acesso só é permitido ao pessoal autorizado.

Os colaboradores OVH só podem circular na instalações da empresa com cartão RFID.




Proteção contra incêndios



Todas as salas dos datacenters estão equipadas com sistemas de deteção e extinção de incêndio, e com portas corta-fogos. A OVH segue a norma APSAD R4 ao nível da instalação de extintores portáteis e móveis, e todos os datacenters têm a certificação N4.



Segurança da rede



A expansão mundial da rede de fibra ótica OVH é feita com recurso a tecnologia de ponta. Os materiais e equipamentos são escolhidos, instalados e mantidos pelos engenheiros da nossa empresa.

A rede própria da OVH garante um serviço com altos níveis de qualidade a todos os clientes, em todo o mundo. A infraestrutura beneficia de 33 Points of Presence, e a capacidade da largura de banda ronda os 8 Tbps na Europa e os 4 Tbps na América do Norte. A nossa empresa aposta forte na redundância dos sistemas para afastar os riscos de indisponibilidade do serviço. Graças à multiplicidade de ligações, os dados circulam pelo «percurso» mais curto e a latência do serviço é muito reduzida.

A rede mundial e os datacenters OVH estão completamente protegidos por sistemas redundantes, inclusive ao nível do fornecimento de energia elétrica.



Segurança dos servidores



Os nossos técnicos zelam em permanência pelo correto funcionamento dos servidores, e estão prontos para intervir rapidamente em caso de falha técnica.

Os centros de dados beneficiam da presença permanente (24 horas/ dia) das equipas OVH, para cobrir as necessidades de manutenção ou intervenção. Em caso de falha técnica, esta prontidão permite restabelecer os serviços o mais rapidamente possível.

Algumas gamas de servidores estão equipadas com dupla ligação elétrica e duas placas de rede. Resultado: redundância em todos os níveis da infraestrutura.



Fornecimento de energia elétrica



Os datacenters OVH têm duas ligações independentes à rede elétrica, e estão equipados com onduladores e com geradores com uma autonomia de 48 horas. Resultado: máxima proteção contra falhas de energia elétrica.

Os datacenters OVH têm duas ligações independentes à rede elétrica. Se ainda assim houver falha no fornecimento, os geradores asseguram o funcionamento da infraestrutura.



Distância de segurança entre datacenters



A OVH tem 27 datacenters em 4 continentes: 15 em França, 6 no Canadá, 1 na Polónia, 1 na Alemanha, 1 na Austrália, 1 em Singapura, 1 no Reino Unido e 1 nos Estados Unidos.







A distância geográfica entre os datacenters OVH permite garantir a continuidade dos serviços em caso de desastre natural, por exemplo. Todos os dias são feitas cópias de segurança dos dados de Roubaix em Paris ou vice-versa. No caso do serviço hubiC, os dados são guardados em três locais distintos. Com os serviços OVH, os clientes podem efetuar backups dos dados em sítios diferentes.



Proteção anti-DDoS



Os serviços OVH dispõem de uma proteção contra todo o tipo de ataques DDoS. Esta sistema é garantido por nove infraestruturas alojadas nos datacenters OVH, com uma capacidade de 6x600Gps + 1x 240Gps + 2x120Gpbs.

Os nossos sistemas conseguem mitigar um ataque DDoS de 4 Tbps.

Mais informação.



Confidencialidade dos dados



A OVH é um operador de infraestrutura cloud e net que permite o alojamento de diferentes tipos de dados, independentemente dos respetivos requisitos de segurança. O acesso está protegido por rigorosos sistemas de autenticação.





Ver vídeos



Medidas de segurança adotadas pela OVH.


Germain Masse (COO) explica o funcionamento da segurança na OVH.