Content Delivery Network (CDN)

Perguntas mais frequentes CDN




CDN: FAQ técnica e opções



FAQ geral :


Porquê utilizar a oferta CDN Dedicada OVH para os meus sites ?

Integrar o seu site no CDN terá inúmeras vantagens para o tráfego e para a sua taxa de conversão. O Content Delivery Network permite acelerar a velocidade do seu website e aproximar o conteúdo dos seus visitantes, independentemente da sua localização no mundo, replicando esse conteúdo por vários servidores.

As informações são encaminhadas de forma mais rápida e as latências (que por vezes são muito altas para utilizadores localizados num outro continente) são consideravelmente reduzidas. Uma verdadeira vantagem concorrencial para o seu website, o CDN permitirá o aumento da performance e, consequentemente, do referenciamento do seu site nos motores de busca.

Isto permite que ganhe posições nos motores de busca. Uma outra particularidade do CDN OVH é que funciona como um escudo para o seu site: ele bloqueia todos os ataques (crawl abusivos, ataques DDoS). Descubra as numerosas vantagens do CDN OVH.

Como proteger os seus sites de ataques?

Um Content Delivery Network (CDN) irá agir como uma proteção para o seu website. A "malha" dos POP CDN permite absorver os ataques por "denial of service", ataques de bots que pretendam sobrecarregar o servidor, perda de ligações, etc.

O seu alojamento deixa de estar na frente e está protegido pela rede, reduzindo assim os riscos para as suas aplicações críticas, melhorando assim a QoS.

Quem pode utilizar um CDN?

Particularmente adaptado aos profissionais que possuem websites internacionais ou que desejem desenvolver uma atividade através do mundo sem implementar uma infraestrutura complexa, sem aumentar a carga de exploração e economizando o alojamento atual.

Um CDN adapta-se a todo o tipo de sites: site e-commerce, site de partilha de conteúdos, site de noticias, blogs, etc...

Quais são os pontos de presença da OVH no mundo?

Os POP OVH estão presentes na América, na Ásia e na Europa. Estar presente em todo o mundo permite-lhe otimizar e reduzir os tempos de carregamento dos seus websites multi-línguas e de difundir os seus conteúdos para o mundo ao reaproximá-los geograficamente dos seus visitantes.

O que devo alterar no código dos meus sites?

Normalmente não terá de modificar nada no seu código, basta que altere o IP dos DNS do seu domínio e fazê-lo apontar o CNAME do seu domínio para o IP do CDN que lhe será fornecido por e-mail após a sua encomenda.

É necessário que autorize a implementação da cache nos headers http de acordo com as normas RFC. O CDN rege-se por essas informações no caso de haver incoerências com a configuração declarada no seu espaço cliente.

Há quatro cabeçalhos específicos na implementação da cache:

  • Cache-Control
  • Expira
  • ETag
  • Last-Modified

O cabeçalho mais importante é o Cache-Controlo que recolhe informações diversas em cache.

Posso escolher as partes do meu site que desejo introduzir no CDN?

Sim, pode introduzir o conjunto do seu site, um tipo de ficheiro ou unicamente um sub-domínio em cache no seu CDN a partir do módulo de configuração presente no espaço cliente da OVH.



FAQ técnica:


É necessário um tipo de alojamento/backend específico para os sites que utilizam o meu CDN?

O seu website pode estar alojado em qualquer que seja a plataforma (alojamento partilhado, servidor dedicado, cloud,...) quer seja na OVH ou noutro prestador.

Basta que aponte o CNAME do seu domínio para o IP do CDN que lhe será fornecido no e-mail da disponibilização do serviço.

Como integrar um novo domínio no meu CDN?

Para ativar o CDN do seu website, basta alterar o endereço IP do CNAME do seu DNS para aquele que lhe for fornecido aquando do e-mail de validação da sua encomenda.
Queira ter em atenção que pode realmente alterar os seus DNS. Poderá parametrizar o seu TTL, Forçar ou Interditar as caches, gerir os certificados SSL, etc..

Como alterar a zona DNS?

Se o seu domínio é gerido pela OVH deve ir ao seu Espaço Cliente: gestão DNS, zona DNS: deverá apenas fazer apontar o CNAME do seu domínio para o IP do CDN que lhe será fornecido aquando do e-mail de validação da sua encomenda.

Se o seu domínio não é gerido pela OVH, deverá ir ao espaço cliente do seu prestador e fazer apontar o CNAME do seu domínio para o IP do Content Delivery Network que lhe será fornecido aquando da sua encomenda.

O que acontece se ultrapassar o limite do tráfego para o conjunto do meu CDN?

Após ultrapassado o crédito de tráfego, o CDN será automaticamente desativado e o seu alojamento clássico irá tomar a carga do conjunto dos seus visitantes.

Para reativar o CDN OVH deverá ligar-se ao seu espaço de cliente de forma a encomendar crédito de tráfego (1TB, 10TB ou 100TB).

Posso utilizar um certificado SSL?

O CDN é fornecido com um IP anycast dedicado. Como tal, é possível que associe um certificado SSL diretamente no seu espaço cliente OVH. De notar que é possível utilizar o serviço CDN com vários certificados SSL ao subscrever várias ofertas CDN dedicado.

(Disponível brevemente)

Existe limites no tamanho da cache nos POPs do meu CDN?

O Rede de difusão de conteúdo A OVH permite armazenar o conjunto dos conteúdos estáticos das suas aplicações web. De forma a responder a 99.95% dos utilizadores e para conservar a qualidade de serviço, a limitação atual (que deverá evoluir brevemente) é de 100MB nos PoP europeus e 20MB nos restantes.

Quais são as regras padrão de colocação em cache?

O comportamento da cache é diferente consoante a oferta utilizada. Para comparar as diferentes regras aplicadas, queira consultar a nossa página sobre essa questão.

O que é o IP anycast?

Um IP anycast beneficia de um roteamento específico. Contrariamente a um IP clássico que aponta para um único alojamento, o IP Anycast permite aceder a vários pontos diferenciais pela performance da comunicação.

Concretamente, um utilizador que deseje aceder a um site que utiliza o CDN será reencaminhado para o POP mais próximo de forma a otimizar o tempo de resposta.

Posso adicionar novos backends?

Sim, o pack basic CDN permite declarar até 10 backends. Se pretender mais deverá subscrever a backends suplementares diretamente a partir do seu espaço cliente.

Como posso encomendar tráfego suplementar para o meu CDN?

Diretamente a partir do seu espaço cliente. Pode encomendar 1TB, 10TB ou 10TB que consumirá sem data de expiração (é necessário uma assinatura mensal para utilizar esta largura de banda).

Como gerir o Acelerador GeoCache (incluído nos novos Alojamentos Web)?

Pode forçar, caso necessário, a limpeza da cache. É ainda possível que a desative ou reative. Para saber mais sobre a manipulação do Acelerador GeoCache, leia o nosso guia.

Como utilizar o CDN WebStorage ?

É possível adicionar ou gerir os seus ficheiros a partir do seu Espaço Cliente, a WebApp ou a API. Para saber mais sobre a gestão do CDN WebStorasge consulte o nosso guia.