Content Delivery Network (CDN)

Léxico do CDN: definições




Glossário do CDN



O que procura O que significa
API A "Application Programming Interface" é um conjunto de funções disponibilizadas para o CDN. Ela permite a interoperabilidade entre as suas aplicações web e o CDN da OVH de forma simples e normalizada. Descubra aAPI da OVH.
Ataque DDOS Um "distributed denial of service attack" é um método que visa tornar uma aplicação web indisponível ao saturá-la com pedidos. A rede PoP do CDN permite absorver ataques com um risco restrito localmente.
Backend Os Backends são alojamentos físicos das suas aplicações web. São as sources que serão utilizadas pelos PoP para implementação em cache.
ByPass Quando a quota de dados geridos pelo CDN estiver completamente consumido, a funcionalidade de cache é desativa automaticamente. Não existe perda de serviço mas voltará a obter as performances anteriores.
Cache CDN Cada POP dispõe da sua própria cache local. Esta base de conteúdos pode ser solicitada pelo conjunto dos utilizadores dos seus websites roteados para este ponto, no limite do TTL. Após o limite do TTL ser ultrapassado, os conteúdos serão atualizados.
CDN O "Content Delivery Network" é um sistema de cache de conteúdos estáticos das aplicações web no seio de uma rede de POP.
Conteúdo estático Os conteúdos estáticos de uma página web designam o conjunto dos componentes da página que não estão sujeitas atualizações dinâmicas. Geralmente tratam-se de imagens, vídeos, html, músicas
Crédito de tráfego Dispõe no seu manager de ferramentas necessárias para monitorizar o tráfego salvo pelos seus backends. Este tráfego, utilizado para quantificar a utilização do CDN deve ser provisionado em modo pré-pagado de forma a constituir um crédito de tráfego.
Domínio anexado Um domínio é anexado ao CDN quando o seu campo A aponta para o IPAnycast fornecido aquando da subscrição do serviço CDN. Esta modificação deve ser efetuado no painel de controlo do registrar do seu domínio.
IPanycast Uma aplicação web que aponta para um IPanycast é roteado de forma específica. Quando um utilizador "chama" uma página, o seu pedido é reencaminhado automaticamente para o POP mais próximo.
Página dinâmica Uma página dinâmica é geridA especificamente pela aplicação web para um utilizar aquando da receção do pedido.
Página estática Uma página estática é uma página genérica entre todos os utilizadores a aplicação Web. O conjunto de dados é "chamado" sem qualquer personalização.
POP Os "Point Of Presence" representam as caches locais repartidas pela Europa, América do Norte e Ásia. Cada POP dispõe da sua própria cache de forma a responder às necessidades dos utilizadores mais próximos.
Regras de configuração As regras de configuração permitem gerir a implementação da cache de forma e também o TTL das suas aplicações web. Elas estão disponíveis a partir do seu espaço cliente ou na API OVH.
SEO O "Search Engine Optimization" permite melhorar o referenciamento dos seus websites. Ao demonstrar ter ótimas performances, os motores de busca irão atribuir um melhor ranking ao seu website e como tal, uma melhor visibilidade das suas atividades.
SERP O "Search Engine Results Page" é a página retornada pelos motores de busca que incluem o conjunto de páginas pertinentes em função das "keywords" escolhidas.
Taxa de transformação A taxa de transformação é o rácio entre o número de visitas e o número de compras de um website. Esta taxa pode ser melhorada graças aos diferentes parâmetros, tais como o conforto na utilização (fluidez do website, rapidez no carregamento, disponibildiade).
Tempos de carregamento de uma página Duração necessária para fornecer ao utilizar o conjunto dos conteúdos de uma página web.
Tempos de latência Duração necessária ao alojamento para tratar o pedido do utilizar e enviar o conteúdo pedido.
Tempos de resposta de uma página Duração entre o envio do pedido de acesso e o inicio do carregamento de uma página web.
TTL O "Time To Live" é um parâmetro que permite definir a duração de retenção de uma informação na cache de um POP.