Content Delivery Network (CDN)

Utilização do CDN OVH



CDN OVH : O complemento indispensável para todos os websites com audiência internacional


As vantagens do CDN OVH:


  • Maior segurança, rapidez e conforto dos utilizadores;
  • Otimização do referenciamento em cada país;
  • Redução dos custos de alojamento e ROI.


O que é um CDN?


O CDN (Content Delivery Network) é constituído por um conjunto de pontos de presença em todo o mundo (19 pontos de presença para a OVH), que redistribuem localmente o conteúdo dos seus servidores e guardam em cache consoante as suas regras, os ficheiros que não necessitam de atualizações permanentes.

Este princípio simples, apoiado nas últimas inovações, infraestruturas e rede OVH vai-lhe permitir que dê "boost" e otimize em cada zona, o conjunto dos seus sites internacionais.

CDN OVH


benefícios de uma Content Delivery Network

Os benefícios de um CDN


A utilização do CDN é indispensável se deseja chegar a utilizadores em todo o mundo, quer seja pelo download de ficheiros ou implementação de sites ou aplicações web.

Se tem em conta alvos internacionais, ou os seus clientes, o CDN tem como vantagem acelerar o carregamento das páginas (tempos de resposta, melhorar o conforto do utilizador, tornar os seus dados seguros, melhorar o referenciamento dos websites e reduzir os custos de largura de banda em cada um dos seus países alvo).

O seu ROI (Return On Investment) pode ser mais curto desde que você, ou os seus clientes, difundem os seus conteúdos pelo mundo inteiro.




O funcionamento do CDN em 4 etapas



1) Os seus utilizadores acedem aos seus conteúdos em todo o mundo


Os servidores CDN são "interrogados". Graças à tecnologia IPAnyCast, o CDN redirige o pedido para o POP CDN OVH mais próximo do utilizador e para os quais o tempos de resposta são mais baixos.

Imaginemos, por exemplo, que o seu utilizador está situado em Fort Worth nos Estados Unidos. O utilizador será reencaminhado para o PoP situado em Dallas (situado a alguns quilómetros).

utilização Content Delivery Network





2) Envio dos ficheiros ao utilizador e a comunicação entre o CDN e os seus servidores


Uma vez que a query é recebida, 3 casos são possíveis:


  • 1. Os ficheiros pedidos não estão ainda disponíveis na cache deste POP do CDN, o CDN recupera esses conteúdos dos seus servidores e envia-o através do POP ao utilizador;
  • 2. Os ficheiros pedidos estão disponíveis na cache do POP (graças às regras que definiu) e são reenviados ao utilizador a partir da cache do POP, sem que seja efetuado um pedido aos seus servidores (o que diminui a carga dos mesmos);
  • 3. - Os ficheiros/páginas pedidos ou são dinâmicos ou estão "fora" das regras que definiu. O CDN envia o pedido para o seu servidor para que ele envie os conteúdos pedidos ao utilizador.

Se a duração de vida (TTL) dos ficheiros está expirada, o CDN pede sistematicamente esses ficheiros aos seus servidores, sempre que recebe um pedido para os mesmos.

utilização da rede de distribuição de conteúdoutilização da rede de distribuição de conteúdoutilização da rede de distribuição de conteúdo





3) O utilizador volta: o seu site está mais rápido!


Assim que um utilizador pede de novo o carregamento de uma página é efetuado pelo ponto CDN mais próximo do conteúdo estático diretamente a partir da sua cache, sem recorrer ao seu alojamento.

Pode parametrizar um tempo de vida para os seus ficheiros. O ponto CDN verifica essa informação antes de redistribuir os ficheiros. Se o tempo expirou, ele pede-os novamente ao seu alojamento.

funcionamento da rede distribuição de conteúdo





4) E sem o CDN ?


Sem utilizar o CDN, a query do utilizador situado a Forh Worth deverá, a cada ligação ao seu site, percorrer um trajeto bem mais longo. Imagine que o seu alojamento está em França - assim o tempo de carregamento é mais longo.

Imagine que o seu site está alojado em França, o tempo de carregamento seria demasiado longo. Como pode verificar, a vantagem do CDN é a de diminuir os tempos de latência ao aproximar os seus sites e aplicações dos seus utilizadores, para aliviar os seus servidores e a largura de banda que os liga à web.

funcionamento do content delivery network