A partir de hoje, já não é possível encomendar o serviço Cloud Desktop

Em 2015, com o objetivo de acompanhar as necessidades do mercado da cloud, lançámos duas soluções: Cloud Desktop e Cloud Desktop Infrastructure.

O Cloud Desktop permite que os nossos clientes adquirem um ou vários ambientes de trabalho virtuais, ao passo que o Cloud Desktop Infrastructure oferece a possibilidade de gerir um conjunto de ambientes de trabalho virtuais através da aquisição de uma infraestrutura Private Cloud e do software de referência VMware Horizon.

Os usos dos ambientes de trabalho virtuais são múltiplos e acreditamos nos benefícios que podem trazer aos nossos clientes na sua atividade: mobilidade, uniformização dos ambientes de trabalho, diminuição dos custos de hardware, etc.

No entanto, apesar de os utilizadores valorizarem a fiabilidade e o desempenho desta solução, o seu uso continua a ser muito limitado entre os nossos clientes, pelo que não podemos continuar a desenvolver novas funcionalidades nem renovar o hardware da solução.

Assim, decidimos pôr termo à comercialização do produto e, sucessivamente, ao seu uso: a 31 de agosto de 2019, todos os ambientes de trabalho virtuais deixaram de estar acessíveis, e todos os dados armazenados nos ambientes de trabalho virtuais serão eliminados durante este processo.

Note que esta decisão não afeta a solução Cloud Desktop Infrastructure, que continuará a estar disponível.

Os utilizadores que utilizam atualmente o Cloud Desktop serão contactados diretamente pelas nossas equipas, para lhes explicar os detalhes do processo, assim como as medidas que devem tomar para evitar qualquer perda de dados. Agradecemos a todos os nossos utilizadores de Cloud Desktop pela confiança depositada nesta solução durante estes quatro anos de existência.

    Ainda posso encomendar um Cloud Desktop?
    Não, porque deixámos de comercializar a solução Cloud Desktop. Contudo, se for cliente deste serviço, poderá continuar a utilizá-lo durante um período limitado. Isto permitir-lhe-á aceder aos seus dados, efetuar cópias de segurança ou migrá-los para outra solução.
    A partir de que data o serviço Cloud Desktop deixará de estar disponível?
    A desativação do Cloud Desktop ocorreu em três fases: a 31 de maio de 2019, o serviço de suporte e manutenção da infraestrutura começou a ser oferecida apenas durante o horário de trabalho (das 09h00 às 18h00). No dia 30 de junho de 2019, a OVHcloud deixou de oferecer o serviço de suporte e manutenção da solução Cloud Desktop. Finalmente, a 31 de agosto de 2019, todos os servidores Cloud Desktop foram desativados de forma progressiva.
    O que significa o fim do suporte e da manutenção?
    Durante esse período, os utilizadores poderão ligar-se e utilizar o seu Cloud Desktop livremente. No entanto, as equipas da OVHcloud não o poderão ajudar em caso de avaria ou incidente. Desta forma, recomendamos que efetue uma cópia de segurança dos seus dados antes desta última etapa.
    Está prevista uma solução equivalente ao Cloud Desktop?
    Não temos nenhum projeto em vista. Contudo, oferecemos duas soluções alternativas consoante as suas necessidades: se fizer a gestão de um grande volume de instâncias, recomendamos a solução Cloud Desktop Infrastructure; se fizer a gestão de um volume reduzido de instâncias, recomendamos os nossos Servidores Privados Virtuais.