Descubra o novo Cloud OVH

F.A.Q. Public Cloud

Perguntas Frequentes

Questões comerciais


Qual é a diferença entre Public Cloud e o Dedicated Cloud ?

Public Cloud propõe recursos e garantias constantes em infraestruturas partilhadas de alta performance, faturas de acordo com a utilização (à hora ou mensal) no contexto de uma utilização pontual e de uma atividade fortemente variável.

OVH Dedicated Cloud coloca à sua disposição recursos virtuais dedicados em infraestruturas totalmente dedicadas, com um grau de isolação suplementar. Esse serviço permite a criação de um Cloud híbrido e oferece um vasto leque de utilizações profissionais.

Qual é o procedimento para encomendar o serviço Public Cloud ?

Tudo se faz dentro do seu Espaço Cliente OVH. Não tem efetuar encomendas no website. Um identificador, uma palavra-passe e poderá ativar os seus servidores Public Cloud de forma muito rápida. A faturação efetua-se posteriormente, em função da sua utilização.

Quais são as formas de pagamento e o método de faturação do serviço Public Cloud ?

Poderá mobilizar os métodos de pagamento disponíveis em OVH.com: débito automático, cartão de crédito, PayPal, transferência. Um desses métodos pode ser solicitado e registado durante a primeira ativação, Os pagamentos por cheque ou a partir da conta pré-paga estarão, em breve, à disposição.

A faturação do seu consumo ocorre entre o 1.º e 5.º dias de cada mês e tem em consideração a utilização efetuada no mês precedente. Em caso de pagamentos mensais, o pagamento para a utilização do mês que está a ser iniciado é efetuado ao mesmo tempo que os eventuais sobre-consumos do mês precedente (instâncias, Object Storage). Em caso de migração para uma faturação à hora durante o curso do mês, um débito prorata-temporis é imediatamente efetuado.
Todas as instâncias são faturadas caso não tenham sido suprimidas a partir do seu Espaço Cliente OVH.

Como otimizar a faturação dos meus servidores Public Cloud ?

A faturação conforme a utilização permite igualmente otimizar os seus custos se os seus projetos implicam um consumo constante mensal. Beneficie de 50% de redução, quer escolha a faturação mensal quando criar as suas instâncias, quer a altere mais tarde, durante a utilização.

Poderá acompanhar o consumo de forma mais precisa graças a projeções obtidas a partir do histórico dos seus consumos precedentes. Poderá igualmente escolher uma faturação dissociada por projeto, ou conjunto de servidores Public Cloud, que permitem uma eventual re-faturação dentro da sua empresa.

No serviço Public Cloud paga-se o tráfego usado?

Não, de todo. O tráfego usado (entrada e saída) é completamente gratuito no Public Cloud.

Qual a vantagem do crédito cloud?

O crédito cloud está disponível para os utilizadores que desejam apenas pagar as suas faturas de um determinado projeto cloud. Ideal para os projetos em que a sua duração de vida é previsível, ou ainda para as organizações estatais possam antecipar o seu pagamento.

Como a ativação de uma instância ou de um container, a aquisição de crédito cloud gera uma fatura. Depois de ter o seu projeto creditado, todas as próximas faturas associadas a esse projeto serão cobertas, com prioridade, pelo montante do crédito cloud disponível.

Questões Técnicas


Quais as performances de disco propostas com os servidores Public Cloud?

A OVH garante até 500 IOPS para as instâncias VPS e até 1000 IOPS para as instâncias CPU e RAM. Quanto aos discos adicionais, o seu nível dee performance pode ir de 250 IOPS para as Classic e até 3000 IOPS para as High Speed.

Para testar por si mesmo a performance dos seus discos consulte o nosso guia.

Quais os débitos de rede que são propostos pelos servidores Public Cloud?

A OVH garante 250Mbps de largura de banda garantida para as instâncias CPU e RAM até 4 vCores e 500Mbps para as restantes. Quanto às instâncias VPS, elas são propostas com uma largura de banda de até 100 Mbps.

Qual é o melhor método de armazenamento de ficheiros no serviço Public Cloud?

A OVH propõe-lhe a utilização de Object Storage para depositar ou remover qualquer tipo de ficheiro. Uma simples query http(s) a partir do Espaço Cliente ou da API e a transferência é iniciada. Paga apenas por GB de armazenamento e por GB de tráfego de saída ao preço mais baixo do mercado.

Como fazer evoluir as minhas instâncias no caso de ter necessidade de mais ou menos recursos?

A qualquer momento, pode decidir desativar uma instância Public Cloud e ativar uma nova mais adaptada às suas necessidades no momento, ou até decidir criar novas instâncias para adicionar às existentes. Não tem que encomendar nada, nem cancelar nenhum contrato. Ligue-se ao seu Espaço Cliente, simplesmente. A funcionalidade de upgrade e de downgrade estará à disposição em breve.

É possível personalizar os meus servidores Public Cloud?

Dispõe de um acesso root a cada servidor Public Cloud que ativar. Todas as instalações e configurações de softwares são também da sua responsabilidade. Quanto à configuração "material", tem a escolha entre dez modelos de servidores Public Cloud. A adição de espaço de disco suplementar e de endereços IP geolocalizados está igualmente à disposição a partir do seu Espaço Cliente

Em breve, poderá personalizar a sua infraestrutura: ao integrar IP Loadbalancing ou ainda através da migração das suas máquinas de um datacenter para outro.

Quais os datacenters propostos na ativação do serviço Public Cloud?

Os nossos datacenters de Estrasburgo e de Gravelines, bem como o datacenter norte-americano de Beauharnois estão todos operacionais para alojar os seus servidores Public Cloud.

Como administrar os meus servidores Public Cloud?

A interface "Espaço Cliente" permite-lhe ativar e configurar as suas instâncias, mas também controlá-los através de uma chave SSH que poderá criar. Tem também acesso àAPI OVH e àAPI OpenStack Horizon para gerir e automatizar as suas ações.

Poderá igualmente gerir múltiplos projetos com base em servidores Public Cloud delegando permissões de acesso de acordo com o perfil dos utilizadores (administrador, técnico, cliente, etc...). Beneficia igualmente de funcionalidades de supervisão, de reboot ou modo "rescue", diretamente a partir do seu Espaço Cliente OVH.

É possível efetuar cópias de segurança dos meus servidores Public Cloud?

Pode efetuar, quando desejar e de forma ilimitada, imagens (ou snapshots) das suas instâncias.

Qual é o nível de SLA garantido no serviço Public Cloud ?

O Public Cloud tem um compromisso de SLA de 99.999% para todos os recursos disponíveis (computação, armazenamento, rede). Em caso de perda de conetividade constatada pelo suporte que não corresponda a uma manutenção planeada, uma compensação de 0.5% por cada minuto de indisponibilidade poderá ser efetuada (no máximo, 100% do valor do consumo do mês em questão).

Podem ser instaladas licenças Windows nos servidores Public Cloud ?

Sim, pode escolher iniciar uma instância Windows a partir do seu Área de Cliente OVH, ou de instalar a imagem Windows à sua escolha na sua interface Horizon. Não haverá qualquer custo adicional para aceder à distribuição e à licença.

Para tornar mais simples a consulta das nossas instâncias Windows, a diferença de preços com as instâncias Linux pode ser consultada na nossa página do produto, com um simples clique no botão "Faça a sua escolha".

O limite de IOps dos volumes é global à instância ou própria a cada volume?

Cada volume tem a sua própria limitação em termos de IOps. Além disso, existe um limite global do "flavor" (diferente conforme os tamanhos) que são válidos para a acumulação dos IPps da instância.

Posso configurar os security groups através da interface manager?

Não, os security groups somente são configuráveis através de GUI OpenStack (Horizon) e através de uma CLI atualmente.

Posso, de forma dinâmica, aumentar o tamanho de um volume continuando a escrever no disco?

Não, um volume tem de ser dissociado antes de o poder aumentar.

Existe um número máximo de volumes adicionais que podemos associar a cada instância?

Sim, o limite é de 26 volumes adicionais.

O redimensionamento de uma instância pode ser efetuado a quente para CPU/RAM?

Não, uma alteração ao "flavor" requer um reboot do servidor.

É possível que adicione um volume SSD local a uma instância?

Não, os volumes adicionais são necessariamente volumes Ceph distantes.

Posso montar um volume adicional em vários servidores ao mesmo tempo?

Não, esta funcionalidade está em curso de desenvolvimento no OpenStack e será disponibilizado nas próximas versões.

Como obter ajuda para a instalação e configuração?

Pode contactar o suporte OVH através da criação de um ticket a partir da sua área de cliente, clicando em "Suporte" e depois em "Novo pedido de Assistência". Pode aumentar a criticidade do seu pedido marcando uma casa específica do formulário. As nossas equipas estão à sua disposição de Segunda a Sexta-feira das 9H00 à 18H00.