# CASOS PRÁTICOS



Alta disponibilidade e aplicações colaborativas em 2 servidores dedicados



DSI de uma empresa especializada em manutenção de equipamentos industriais, o Sr. Edouard G. quer fornecer às suas equipas itinerantes um acesso seguro através de VPN para que o planning de intervenções possa ser consultado, para aceder a pastas com documentos como fichas técnicas e participar em espaços de trabalho colaborativo. A infraestrutura alvo deve oferecer um nível de disponibilidade otimizado.




Informações chave


  • 3 Aplicações (Extranet, Comunicação empresarial, EAM)
  • 1 serviço VPN IPSec
  • 20 utilizadores itinerantes em simultâneo
  • Acesso Nacional em França

Especificações


  • Redundância assegurada por 2 servidores para obter a possibilidade de criação infraestrutura de alta disponibilidade
  • Organização Master / Slave com mecanismo de alternância simplificado
  • Sincronização de servidores dentro de uma rede privada
  • "Monitoring" para despoletar as alternâncias Master > Slave
  • Acesso seguro (serviço VPN)




Solução implementada na OVH





As equipas itinerantes acedem através de terminais móveis ao servidor principal da empresa (via VPN IPSEC) ca da um dos serviços (extranet, servidor de ficheiros, EAM) possui o seu próprio endereço IP failover que pode ser deslocado do master para o slave

Aquando de uma eventual falha do servidor master, o VPS (servidor privado virtual) de monitorização utiliza a API OVH para despoletar a migração do endereços IP Failover do servidor Master para o servidor Slave, no qual as aplicações as aplicações estão instaladas e os dados são sincronizados através de uma rede privada. O VPS é igualmente utilizado para iniciar/reiniciar os serviços em stand-by no servidor 2.



Feedback


"Optámos por um servidor dedicado
com bastante performance em termos de CPU/RAM"

« O meu projeto era simples e exigente ao mesmo temo: Eu desejo trazer mais dinamismo no controlo remoto que os meus utilizadores podem ter, fornecendo-lhes o conforto de trabalho necessário a partir dos seus terminais móveis e com acessos seguros.

A disponibilidade era crítica e a solução a implementar deveria garantir uma disponibilidade contínua.

Optámos por 2 servidores dedicados Infrastructure, com boas performances em termos de CPU e RAM mas que permitem também a utilização da rede privada para a sincronização. O grande espaço de armazenamento permite-nos ter capacidade de evolução, caso necessitemos de implementar outras aplicações.

As minhas equipas acedem hoje aos seus espaços de trabalho, aos ficheiros e ao nosso software de apoio à EAM a partir de qualquer local e França, num ambiente de boa performance, com segurança e redundância. »



Os elementos da infraestrutura




2 X servidores Infrastructure
EG– 64 Xeon E5

Localização em 2 Datacenters OVH

144,99 s/IVA /mês


Serviço VRACK

Incluído com os servidores INFRA


VPS classic 1

1,99 s/IVA /mês