# CASOS PRÁTICOS


Alta disponibilidade

PRA

tolerância às falhas

alojamento ERP

aplicação crítica

Infraestrutura multi-datacenter

arquitetura tier 3

Replicação MySQL

IP Load Balancing

servidor dedicado

servidor de backup

So you Start

OVH


Implementação de uma infraestrutura HA e de um PRA para o alojamento de uma aplicação crítica (ERP)



Uma empresa de serviços em engenharia informática que conta, entre vários clientes, um gabinete que contém 70 contabilista. Para alojar o ERP do gabinete, a escolha inicial seria uma VPS Cloud em que o SLA elevado garantia a disponibilidade máxima desta aplicação crítica. No entanto, faço ao aumento do número de utilizadores da ERP, as capacidades da VPS Cloud tornaram-se insuficientes. Imponha-se então a migração do serviço para um servidor dedicado mas esta migração impunha a reflexão sobre uma eventual falha no servidor. É agora uma infraestrutura de alta disponibilidade que se apoia em dois servidores idênticos e que conta ainda com um servidor de backup que assegura os dados num quadro de um plano de tomada de atividade (PRA).

Caso inspirado na infraestrutura desenhada pela EURL Barme para o gabinete Sextant Expertise, galardoado com o Prémio de Infraestruturas 2014 na categoria «Infraestrutura de empresa (externalização)».




Informações chave


  • Alojamento do ERP de um gabinete de contabilidade (aplicação critica para a sua atividade)
  • 70 utilizadores diários
  • 2 servidores dedicados idênticos, um alojado em SBH e outro em RBX
  • Backup num servidor So you Start
  • VPS Cloud para o sistema de monitorização HA

Especificações


  • Acesso ao ERP a partir da Internet protegida por um certificado SSL
  • Alta disponibilidade da aplicação, algo que é crítico para a empresa
  • Segurança dos dados: os dados são sensíveis (informações bancárias) e não se pode correr o risco de fuga de informação.




Solução implementada na OVH





Quando temos de alojar uma aplicação crítica, o primeiro reflexo é o nos apoiarmos em dois servidores. Um servidor ativo (master) e um servidor passivo (slave) capaz de tomar a cargo os pedidos enquanto está a ocorrer uma falha no "master". Esta solução, totalmente adequada para implementar um plano de recuperação de atividade (PRA), constrói-se igualmente em redor de dois indicados: RTO (duração máxima de interrupções admissível) e RPO (quantidade máxima de perda de dados). No entanto, tendo um orçamento ligeiramente superior para uma infraestrutura de envergadura modesta, é possível, e até interessante, construir uma infraestrutura de alta disponibilidade com dois servidores ativos. O interesse duplica: rentabilizamos o segundo servidor ao dar-lhe uma grande parte da carga e, em caso de falha de uma das máquinas, a aplicação continua funcional sem que haja interrupções do serviço. A VPS que alojava anteriormente a infraestrutura pode ser reciclada como sistema de monitorização.

1 - Repartição da carga

2 - Uma infraestrutura distribuída por dois servidores ativos alojados em dois datacenters diferentes

3 - Replicação da base de dados entre os dois servidores

4 - Backup num servidor So you Start

5 - Monitorização



Escalabilidade


Se o número de utilizadores de ERP cresce de forma exponencial, a infraestrutura poderá evoluir ao associar-se diferentes servidores frontais (parte web e aplicativa) de bases de dados. Poderíamos ainda aumentar o número de servidores de bases de dados de forma a repartir a carga das leitura num maior número de servidores. Por outro lado, pode-se reduzir ainda o custo dos backups ao recorrermos ao RunAbove para os backups. O objectivo é pagar unicamente o armazenamento em função da quantidade da dados sem ter de aprovisionar recursos de discos rígidos er sem pagar o CPU que será pouco utilizado. Desta forma, a utilizar-se o RunAbove Storage garante-se ainda que os dados são replicados 3 vezes.



Os elementos da infraestrutura




1 IP Load Balancing

9,99 s/IVA /mês

Encomendar


Servidores "front-end"

2 servidores da Gama Infrastructure
Modelo EG-32

86,99 s/IVA /mês

Encomendar


Interligação privada dos servidores

vRack
Serviço incluído com os servidores OVH da gama Infrastructure


Servidores de backup

Servidores So you Start Gama DISK + Servers
Modelo BK-8T

52,99 s/IVA /mês

Encomendar


Monitorização

1 VPS Cloud 1

9,99 s/IVA /mês

Encomendar