Glossário



O que procura O que significa
1000v Tecnologia desenvolvida pela Cisco e pela VMware, que permite obter até 4000 VXLAN na mesma infraestrutura.
ACE / Load Balancer Repartidor de carga : permite repartir o tráfego de entrada por diferentes servidores pré-definidos.
Cloud Representa recursos informáticos virtualizados e colocados à disposição para um uso público ou privado. Os recursos Cloud são múltiplos (processador e capacidade de cálculo, memória, máquinas virtuais, rede, armazenamento, arquivo de dados, plataformas, software…). O cloud pode ser para consumo interno nas empresas, mas também através de modelos de aluguer ou "pay as you go". A infraestruturas que produzem estes recursos virtuais e serviços derivados podem estar geograficamente repartidas, consolidadas, interligadas para dar, a um nível de abstração superior, uma visão que é completamente independente destas considerações : É a "Nuvem".
Datastore Os datastores são discos de armazenamento de dados de alta disponibilidade. Para a sua implementação segue-se um modelo master / slave que ermite assegurar uma acessibilidade de dados a 100%. Estes datastores alojam o conteúdo das máquinas virtuais.
Disponibilidade Falamos de disponibilidade assim que desejamos aceder ao serviço para ler / escrever dados. Diz-se que a plataforma está disponível (acessível) através das ferramentas fornecidas com uma taxa de disponibilidade que é o rácio entre :
  • o tempo realmente disponível que é constatado (excluindo interrupções não planificadas)
  • o tempo total.
Host Um host é um servidor físico, dedicado ao cliente que o alugou. Ele é composto por recursos como CPU e RAM e permite dar potência de cálculo às máquinas virtuais.
OVF Trata-se do formato de ficheiro que permite armazenar / migrar máquinas virtuais desligadas. É o formato correntemente utilizado pela VMware.
SLA Service Level Agreement : compromisso de disponibilidade dos diferentes serviços do Dedicated Cloud e compensações em caso de não cumprimento
VLAN Virtual Local Area Network, rede local virtual.
VM / máquina virtual Servidor virtual, composto por CPU (vCore), RAM, e armazenamento, propulsionado pelos hosts e datastores.
VMware  editor líder nos softwares de virtualização.
VPN Virtual Private Network: túnel seguro que permite a ligação a um Dedicated Cloud
VXLAN Rede virtual
Veeam  Veeam é um software de backup utilizado para gerir e agendar cópias de segurança de máquinas virtuais criadas dentro de ambientes VMware.
vCloud Interface de gestão desenvolvida pela VMware e que permite gerir uma infraestrutura virtual que faz abstracção do hardware.
vSphere Interface de gestão desenvolvida pela VMware e que permite gerir uma infraestrutura virtual.