Virtual Scope: obtenha uma visão completa sobre o seu datacenter

O que é o vScope?

vScope é uma ferramenta de monitoring para o Dedicated Cloud concebida pela OVH. Trata-se de uma página web onde encontramos todas as informações úteis sobre os seus recursos. Por exemplo, para cada host visualiza imediatamente o número de cores e de VMs, a carga CPU e RAM bem como o tráfego de rede. E para uma leitura mais rápida, cada dado é apresentado por uma core (verde, laranja, vermelho ou preto). E olhando rapidamente consegue consultar o seu datacenter virtuale antecipar a implementação de novos recursos.




É possível obter informações detalhadas?

Sim. Ao efetuar duplo-clique num host, uma VM ou um armazenamento obtém dados precisos sobre esse recurso. Acede igualmente ao histórico da sua utilização num determinado dia, semana, mês e até ano. E isto tudo sem ter de instalar qualquer software. Basta estabelecer uma ligação a um simples URL. As nossas equipas continuam a enriquecer o vScore. Eles estão a desenvolver atualemente um sistema que lhe irá permitir, por exemplo, ser prevenido por SMS ou e-mail quando um recurso fica vermelho ou preto.




Porque desenvolveram esta aplicação?

O vScope nasceu de uma necessidade interna da OVH. A equipa encarregue das VPS, a oferta de servidores virtualizados baseado no Dedicated Cloud não estaria satisfeita com as ferramentas de monitorização existentes. Eles desejavam consultar de forma mais rápida o estado dos seus hosts, as suas VMs e os seus armazenamentos para assegurarem que a sua infraestrutura estava sempre corretamente dimensionada. Conceberam então o vScopre. Outras equipas da OVH, que utilizavam igualmente o Dedicated Cloud, foram seduzidas pela ferramente e começaram a utilizá-la. Foi então que perceberam que certam ente os clientes também teriam esta necessidade. A OVH decidiu então colocar à disposição de todos os vScope.