OVH NEWS | ATUALIDADE, INOVAÇÃO E TENDÊNCIAS TI


Descobrir, compreender e antecipar












20/01/2017
Partilhe

Artigo redigido por Hugo Bonnaffé


Por que a OVH esperou até agora para lançar sua solução Virtual Cloud Desktop?


Há quase dez anos, temos falado sobre o desktop virtual como um símbolo da computação moderna. E nós prevemos, quase todos os anos, seu iminente uso generalizado nos negócios ... sem alcançar o efeito desejado. Mobilidade, segurança, redução de custos e flexibilidade - as razões certas para a implementação não mudaram significativamente. O mesmo se aplica às tecnologias subjacentes - embora não tenham evoluído drasticamente, foram melhoradas graças à chegada de novos editores de software como a VMware neste mercado. Então, por que a OVH esperou até 2016 para lançar suas soluções Virtual Cloud Desktop (Desktop as a Service) e Cloud Desktop Infrastructure (VDI)? François Loiseau, arquiteto sênior da nuvem dentro da equipe que desenvolveu estas soluções, fornece alguma introspecção.





A nuvem abriu caminho para desktop virtual


Para explicar o relativo fracasso do escritório virtual, que foi muito tempo chamado no banco dos réus com a baixa taxa de ligações à Internet empresas. Essa explicação ela ainda detém a estrada hoje? "Não realmente, fatia François. Por um lado, as taxas estão a aumentar: a fibra óptica é lenta mas seguramente, e as alternativas são a democratização, o SDSL agregação de link A/VDSL (veja OverTheBox da OVH Telecom).
Por outro lado, o progresso de tecnologias de compressão de fluxo de vídeo reduziram o consumo de largura de banda de desktops virtuais, aumentando a sua qualidade. "Assim, podemos assistir a vídeos do YouTube em 4K Nuvem de mesa com uma conexão de alguns Mbps. "Em países muito bem conectados, como a Bélgica, diz François, o escritório virtual certamente tem uma vantagem. Mas temos de procurar outro lugar para as razões pelas quais o escritório virtual ainda não tem atraído as massas."

Mergulhada na história de inovações, uma pista emerge: "Para que uma inovação encontre o seu público-alvo, são necessários vários ingredientes: a tecnologia amadurece a um preço que é democratizado e os usuários, convencidos pelos benefícios do produto começam a mudar os seus hábitos. Estou convencido de que o desenvolvimento de negócios de TI nos últimos anos tem criado um contexto mais favorável agora para a adoção de desktop virtual. "Na verdade, nós nos tornamos acostumados a usar aplicativos em SaaS, hospedar nossos dados na nuvem e acessá-los de qualquer lugar. Assim, a idéia de deportar seu escritório na nuvem não é tão incongruente como há poucos anos. "É sempre mais fácil ser lúcido com alguns anos de retiro, mas vamos encarar isso, ainda que seja difícil acreditar, cerca de 8 ou 10 anos atrás, que alguns seriam tentados a enviar sua ferramenta de trabalho diário - na nuvem". Uma nuvem que era, na época, ainda muito nebulosa. "Era necessário ir lá gradualmente, um passo após o outro." A escolha do nome "Cloud Desktop" para oferecer a área de trabalho Virtual da OVH também não é inocente: "O conceito de nuvem se tornou a norma, mobiliza o imaginário coletivo, a ideia de simplicidade, flexibilidade ... era lógico, portanto, falávamos de área de trabalho da nuvem, em vez de escritório virtual. "François acrescenta que no momento em que a maioria das aplicações são" em "Internet, produzindo interações entre contentar-se hospedagem em servidores, com sede na nuvem é realmente bastante lógico: "Continuar a trabalhar a partir de um computador local, está trabalhando nas margens da Internet. "




Leia mais sobre a oferta de Cloud Desktop OVH


Cloud Desktop OVH: o que fez e os outros não?




Uma ferramenta adaptada às novas formas de trabalho, que não só torna acessível seus dados e aplicativos, mas todo o seu ambiente.


Sobre o tema do futuro do escritório, futuristas são irredutíveis. E nem sempre concordam. Todos, no entanto, levantam um ponto essencial: as novas tecnologias continuarão a incomodar, se não o trabalho em si, pelo menos, o relatório que temos com elas. Evidenciado por esta mudança semântica discreta: o trabalho significa menos o lugar onde eles passam os dias, mas o que é produzido usando as ferramentas - principalmente digitais - à nossa disposição e a oportunidade de estar em contato com todos, em todos os lugares, o tempo todo. É claro que é importante falar sobre as ferramentas de colaboração, software de negócios que migraram para a nuvem, videoconferência ... e tudo o que possibilitou o aumento da mobilidade dos trabalhadores e teletrabalho. "O escritório virtual localizado na continuidade dessas ferramentas. "Melhor, pois permite reunir e desbloquear o pleno potencial.

Até agora, a mobilidade do trabalho ou de casa descreveu o fato de acesso remoto às aplicações mais utilizadas no local de trabalho, bem como os dados que foram sincronizados com um espaço de armazenamento na nuvem. As aplicações web móveis permitem, por sua vez, acessar os mesmos dados e ferramentas (pelo menos as características essenciais) de seu smartphone ou tablet. "Conveniente e suficiente em alguns casos, mas não em todos. Alguma vez você já se arrependeu de não ser capaz de encontrar ambiente de trabalho remoto da mesma forma, as aplicações com atalhos e regras que você tenha configurado para ser mais eficaz, o documento que está sendo editado que você pensou que tinha registrado com o navegador em abas abertas em sua recente pesquisa? Esta é a mudança de paradigma proposta pelo escritório virtual: por furar e acessar suas ferramentas e seus dados remotamente. Leve consigo o seu ambiente de trabalho inteiro, como ele é personalizado para ser mais produtivo. "Podermos ir a esse trabalho remoto ficou muito "Faça você mesmo"? "Temos usado e abusado dos termos de mobilidade, de modo que talvez nós agora procuremos superlativos para expressar o que faz com que o escritório virtual, ou seja, a super-mobilidade, hipermobilidade, a ubiquidade. Em suma, o fato do escritório estar em todos os lugares!"



« Não basta acessar suas ferramentas e seus dados remotamente. Leve consigo o seu ambiente de trabalho inteiro, como ele é personalizado para ser mais produtivo. »





Segurança: o argumento que deve convencer as empresas


Se ser capaz de acessar, de qualquer lugar e de qualquer dispositivo conectado a uma única estação de trabalho é uma garantia de conforto e produtividade, mas não é a única vantagem do ambiente de trabalho Cloud. A segurança é um dos principais ativos. "Como de costume, o nosso serviço deve muito para o surgimento de uma necessidade interna para a OVH. Neste caso, foi para fornecer aos desenvolvedores de máquinas Windows em que eles poderiam ser conselheiros, sem colocar em risco a empresa de IS. "Ter um escritório virtual como um sandbox, compartilhado entre funcionários de uma empresa, para testar ou abrir anexos suspeitos sem medo, é um possível uso. Mas a contribuição do Cloud Desktop em termos de segurança é maior. "Quando você usa um computador público, ou quando um de seus funcionários usam seus próprios dispositivos (BYOD), há sempre um risco de que eles vão entrar os identificadores para conectarem-se a ferramentas da empresa e são interceptados. Daí a necessidade de se conectar ao desktop virtual, para trabalhar com segurança são: a autenticação e navegação é feita através de uma conexão criptografada, e é muito fácil no seu celular, por exemplo, para redefinir a senha para se conectar ao escritório virtual uma vez que você terminar de trabalhar. "







Virtual desktop, o fim da obsolescência da máquina?


Os custos de flexibilidade e redução muitas vezes vêm de volta na boca dos desenvolvedores de desktop virtual. "Apropriadamente, confirma François. Algumas aplicações caras são usadas ​​esporadicamente por vários membros de uma mesma equipe. Em vez de adquirir uma licença para cada posição, optar por um desktop em nuvem em que você instale esses aplicativos e assim, dar acesso a todos. Estamos trabalhando em outra parte da multisessão para esta finalidade. "O exemplo dos trabalhadores sazonais e dos estagiários é não falar:" Em vez de investir em novos equipamentos, dar nova vida a um computador obsoleto com a Área de Trabalho Cloud. A estação de trabalho físico serve apenas para acessar a área de trabalho virtual através de um navegador ou um grande cliente. O poder de computação e memória RAM necessária para executar os aplicativos no servidor que hospeda o desktop virtual, bem como o armazenamento de dados. Na mobilidade, isso poupa a bateria do seu equipamento. Mas, acima de tudo, as empresas já não precisam investir em equipamento que irá amortecer, mini-PC (tipo Wyse ou NUC) suficientemente longe. Custos tornam-se mais previsível para as empresas, e a obsolescência das máquinas existentes, a lei de Moore, é adiada por vários anos ou mesmo dez anos!"

Claro, aplicações de negócios continuam a ser cada vez mais poderosas e tão gananciosas, aproveitando-se dos futuros processadores em desenvolvimentos. Mas o escritório virtual atualizado é indolor para o negócio. Se necessário, com apenas alguns cliques é possível atualizar a configuração do desktop em nuvem, com a capacidade de migrar os dados. "Finalmente, aplique aos locais de trabalho no mesmo princípio popularizado pelos fornecedores de software. Ao invés de investir em uma licença, cara e rapidamente ultrapassada, oferece um modelo de assinatura, sem compromisso, que permite sempre obter a versão mais atual. Como o que propomos com o Office 365, SharePoint ou Exchange (opções adicionais para Cloud Desktop também encontra-se disponível). "No papel, o escritório virtual é uma escolha que não poderia ser mais racional. Descanso para verter as últimas barreiras psicológicas, como a ligação física que pode-se sentir por seu computador. "Se serve de consolo, ele sempre será um dispositivo físico para acessar o seu Cloud Desktop. Algo onde você pode colar adesivos. Mas não posso garantir-lhe que em 10 anos, será sempre um computador, porque agora vendemos muito mais smartphones do que computadores ... "E então completa Decool Laurent, Gerente de Produto da oferta de Cloud Desktop "Diga-lhe que, hoje, o principal hotel do mundo não tem um hotel, o maior grupo de aluguel de carros não tem carro. Portanto, para ser bem sucedido, deve-se estar sobrecarregado com um número de computadores para gerenciar, manter e renovar, quando o que importa mais em nosso tempo não é mais a posse do equipamento, mas a sua utilização?"




Saber mais


Leia mais sobre a oferta de Cloud Desktop da OVH e encomende já o seu Cloud Desktop a partir de 9,99€ s/IVA/mês.