OVH NEWS | ATUALIDADE, INOVAÇÃO E TENDÊNCIAS TI


Descobrir, compreender e antecipar









05/07/2017
Partilhe

Artigo redigido por Florian Senlecq


Como escolher a minha Cloud de acordo com as minhas necessidades?


A idéia em confiar seus dados confidenciais a um terceiro ainda era impensável até alguns anos atrás. Hoje, muitas empresas estão terceirizando seu sistema de informações para fornecedores de nuvem. Com a ampla gama de ofertas no mercado, no entanto, escolher um provedor pode rapidamente tornar-se um desafio. Para ajudar a orientá-lo através desta escolha, Mehdi Bekkai, gerente de produto da cloud da OVH, compartilha sua opinião de especialista no caminho certo para adotar a Nuvem.






Estou gradualmente desenvolvendo, testando e construindo minha atividade ...


O VPS (Virtual Private Server ou Servidor Privado Virtual) faz parte das soluções mais simples do mercado para entrar no mundo cloud. Os utilizadores beneficiam de um acesso «root» no VPS o que lhes permite gerir este serviço como se tratasse de um servidor dedicado. A única diferença em relação a um servidor dedicado é que este serviço é administrado pelo prestador. Este servidor pode ser usado quer no desenvolvimento de aplicações, quer no alojamento de um site padrão ou de um pequeno site de e-commerce. O VPS é ideal para iniciar uma atividade e representa um passo importante na transição para a Cloud. Trata-se de uma oportunidade para testar as condições da Cloud num servidor virtual que possui a melhor relação qualidade-preço!

A vantagem OVH: "O VPS permite que se concentre no seu projeto ao libertar-vos dos encargos administrativos e do quebra-cabeças em que consiste a escolha das aplicações e dos ambientes. Desta forma, na OVH oferecemos VPS”s orientados para o desempenho (SSD), a alta disponibilidade (Cloud) ou reforçados em memória RAM com uma tripla replicação de dados. Soma-se a isso uma oferta Plesk que inclui vários serviços pré-instalados como o WordPress ou o PrestaShop. »



Está decidido, entro para o mercado...


A Cloud chamada «pública» baseia-se numa rede de servidores físicos que forma a base de uma infraestrutura na qual dezenas de instâncias (ou servidores virtuais) podem ser implantadas em poucos minutos.

Orientada para o desempenho do motor ou "compute", esta oferta é apropriada para o tratamento, em massa, de dados, para a computação de alto desempenho (HPC), para o streaming ou para o alojamento de grandes sites de e-commerce. A velocidade de implantação das instâncias também permite antecipar o aumento do tráfego num determinado site e garantir a sua alta disponibilidade.

A vantagem OVH: « Com o pagamento pay as you go das Public Cloud Instances, paga cada uma das suas instâncias à hora ou ao mês. Tem a possibilidade de as implantar ou de, rapidamente, as desativar de acordo com a sua necessidade. A virtualização é efetuada através das tecnologias OpenStack, por conseguinte, esta é automatizável (API) e reversível, o que significa que o cliente pode transferir, a qualquer momento, a sua infraestrutura e a sua configuração para a Public Cloud. »



Preciso armazenar, proteger e ter à disposição os meus dados...


Além do tratamento de dados, a cloud também é ótima para armazenar dados, independentemente ou em complemento, de uma oferta «compute». Existem dois métodos de armazenamento de acordo com as necessidades:

«Na OVH, o Public Cloud Storage é sobretudo orientado para o armazenamento de dados ou o backup na cloud. Este existe de duas formas diferentes: se precisar de um armazenamento ilimitado de dados e de ter acesso a esses dados a qualquer momento (por exemplo, no caso de um site de e-commerce), escolha o Object Storage. Para um arquivamento a longo prazo com recuperação diferida, a solução ideal é a Cloud Archive, pois mais barata que a anterior (o acesso aos dados não é imediato). A Cloud Archive é adequada para, por exemplo, necessidades pontuais de arquivamento (multimédia, catálogos antigos, etc.) ou necessidades regulares (balanço contabilístico, desmaterialização administrativa, etc.) », acrescenta Mehdi Bekkai.

A vantagem OVH: «Com as ofertas do Object Storage, os seus dados são replicados três vezes e estão extremamente bem protegidos.»



Eu quero administrar o meu próprio datacenter à distancia...


A Cloud privada é recomendada para as empresas que desejam colocar produções ou aplicações críticas na nuvem. Na configuração «single tenant», cada cliente é o único utilizador de uma infraestrutura escalável e totalmente dedicada que garante uma ótima política de segurança.

Esta configuração permite, em particular, construir e controlar a sua própria infraestrutura de acordo com necessidades específicas: alojamento de sites, aplicações, Software as a Service (SaaS), pacotes de software (ferramentas de gestão para empresas), etc.

« A Private Cloud OVH está disponível em duas versões: primeiro com a Dedicated Cloud, trata-se de uma solução versátil com a melhor relação preço/desempenho. O Software Defined Datacenter (SDDC) apresenta-se como sendo a cloud de elevado desempenho que permite ao cliente construir e gerir ele próprio a sua cloud. Este programa também inclui uma solução de gestão de rede (NSX). Esta oferta também está disponível a nível internacional, é a mesma em todos os datacenters da OVH. »

A vantagem OVH: « O aceso ao hypervisor VMware (incluindo as licenças) permite-lhe criar as suas máquinas virtuais de forma ilimitada. Os pacotes iniciais são entregues em 30 minutos e os recursos físicos adicionais em 5 minutos. Além disso, a Private Cloud beneficia das certificações relativas ao alojamento de dados bancários (PCI DSS). »



Tenho dois amores, o Public e o Private...


Necessidade de desempenho e/ou de armazenamento, criticidade dos dados, flutuação do tráfego, etc., são alguns dos critérios que fazem com que cada uma das clouds seja uma infraestrutura única. Desta forma, a tentação pode muito bem oscilar entre a Public e a Private Cloud. «A OVH permite-lhe juntar todas estas tecnologias dentro de uma infraestrutura unificada com o vRack por forma a otimizar a utilização que fizer de cada produto. Por exemplo, muitos clientes OVH colocam o seu core business numa Cloud dedicada e geram os picos de atividade implantando instâncias na Cloud pública. »

A vantagem OVH: «Esta oferta está disponível em diversos perímetros e produtos, de fato, esta permite interligar diferentes ofertas com diferentes datacenters, onde quer que estes se encontrem no mundo, através do vRack (a rede privada da OVH). Poderá assim continuar bem perto dos seus clientes.»



E a minha rede atual no meio disto tudo?


Algumas empresas possuem as suas próprias infraestruturas e querem conservá-las ao mesmo tempo que as alargam para infraestruturas cloud através de uma configuração on-premise/off-premise. «Para dar resposta a essa necessidade específica, desenvolvemos o vRack Connect. Este é adequado para empresas que querem manter uma parte da sua produção ou dos seus dados dentro da sua própria rede e terceirizar o resto para a Cloud por forma a tirar proveito da escalabilidade e dos recursos mediante solicitação. Em suma, o vRack Connect representa a melhor solução para quem deseja manter a sua rede física ao mesmo tempo que beneficia da elasticidade da Cloud.»

A vantagem OVH: «Para conexões mutualizadas ou dedicadas (até 10 Gbps garantidos), o vRack Connect está disponível através da rede mundial de PoP (Points of presence). Além desta rede, a OVH também desenvolve um ecossistema de parceiros como é o caso da Equinix Cloud Exchange a qual permite-nos facilmente ativar as interconexões aos nossos datacenters.»

Já existe uma Cloud para mim em algum lugar...

Desde o VPS, passando pela infraestrutura Cloud híbrida até à escolha de uma Cloud totalmente dedicada, etc., as possibilidades oferecidas pela nuvem são tais que cada um pode construir o seu próprio modelo caso seja bem aconselhado. Mehdi Bekkai acrescenta:
«O trabalho realizado diariamente na OVH permite-nos oferecer novas configurações baseadas na cloud que dão resposta a necessidades específicas.» É o caso, por exemplo, da Cloud Desktop Infrastructure, trata-se de uma oferta que permite beneficiar de uma Cloud privada para o alojamento de conjuntos de escritórios virtuais, esta oferta é ideal para as empresas que desejam simplificar a gestão e a manutenção dos escritórios dos seus funcionários por forma a desenvolver o teletrabalho, ou para os revendedores de escritórios virtuais.»