#OVHSummit 2018: keynote de Octave Klaba, fundador e presidente da OVH

Bom dia! Bom dia a todos, sejam bem-vindos à 6ª edição do OVH Summit. Há anos que sonhava tocar Metallica para vocês. Que máximo! Espero que tenham gostado, é um dos meus grupos preferidos. Pronto, isto já está. Agora vamos falar de coisas sérias.

Poder estar convosco todos os anos é algo muito importante para nós, para mim. É um momento especial para vos apresentar aquilo que fizemos, as nossas futuras metas e ouvir a vossa opinião. Nos últimos meses, a OVH evoluiu bastante. Um pouco como o mundo no qual vivemos. Este mundo tem mudado tão rápido à nossa volta, que, por vezes, parece que avançamos no desconhecido sem objetivos e sem uma direção definida. Como recuperar o controlo? O que fazer para dar sentido a toda esta transformação a nível mundial? Tenho algumas ideias e gostaria de as partilhar convosco.

Todos nós aqui nos encontramos no centro da revolução dos dados. E querem saber uma coisa? Tenho uma forte convicção. Devido ao meu passado ou à história da minha família, talvez. E sei que todos acreditamos no mesmo. A liberdade é um tesouro. É um tesouro que devemos proteger constantemente. E, nos dias de hoje, a liberdade está relacionada com os dados. Os dados já têm um impacto e vão continuar a tê-lo. É a grande mudança do nosso século. E na OVH, estamos no cerne desta revolução dos dados. Esta revolução afeta toda a gente. Permite realizar coisas que nunca imaginámos serem possíveis. Nunca criámos e inovámos tanto como hoje. Tudo parece possível: viver durante mais tempo, superar doenças, ter acesso a todo o conhecimento...

Mas já sabemos que esta explosão de dados também suscita algumas questões. Que mundo queremos construir? Para que deve servir a inovação? Como podemos preservar a nossa liberdade?

Na minha opinião, a revolução dos dados deve significar progresso: uma revolução feita para as pessoas e não contra as pessoas. Deve ser uma revolução capaz de libertar e não prender. Para mim, isto é um progresso útil.

Tal como nós, acreditam que a confiança é a base de tudo. Tal como nós, acreditam que a proximidade é indispensável para a nossa relação. Tal como nós, querem controlar os vossos dados. Tal como nós, sabem que o tempo é precioso. Tal como nós, querem preços claros, acessíveis e totalmente previsíveis.

Ser a alternativa que liberta: é o papel que desejamos desempenhar. Na OVH, queremos que os nossos clientes e parceiros tenham sucesso, mas graças a uma cloud diferente... alternativa. Por essa razão, decidimos mudar o nosso lema “Innovation is Freedom” para “Innovation For Freedom”.

Em termos concretos, como é que isto tudo vai funcionar para vocês? Na OVH, alguns clientes pagam 10 euros por ano, enquanto que outros pagam vários milhões por mês. A oferta é muito vasta. Mas tudo tem de ser claro para cada um de vós e, por isso, queremos simplificar as coisas. É por essa razão que as vossas opiniões são tão essenciais. Após analisar os nossos 1,4 milhões de clientes, destacámos quatro formas de consumo e quatro tipos de utilização dos nossos produtos, assim como quatro contextos de utilização. Consequentemente, decidimos criar quatro universos: OVHmarket, OVHspirit, OVHstack e OVHenterprise. Vejamos estes quatro universos em detalhe:

OVHmarket: uma caixa de ferramentas digitais para acelerar o crescimento

Concebido para os empreendedores, que querem fazer evoluir a sua empresa graças ao mundo digital. Através do OVHmarket, sugerimos um conjunto de serviços web e cloud com uma implementação rápida, de utilização simples, a preços acessíveis e com o apoio dos nossos parceiros locais.

OVHspirit: todas as infraestruturas para construir uma plataforma Cloud

Concebido para os apaixonados por infraestruturas, hardware e rede, que querem desenvolver uma plataforma cloud. Com o universo OVHspirit, propomos uma infraestrutura cloud escalável, multi-localizada, baseada em tecnologia avançada, que responde a necessidades específicas e que oferece a melhor relação rendimento/preço possível.

OVHstack: a plataforma de cloud pública com critérios abertos

Concebido para os adeptos da prática “cloud ready”, que querem desenvolver aplicações escaláveis na cloud. Com o OVHstack, propomos uma cloud pública reversível, implementada a nível mundial e capaz de se integrar de forma simples em qualquer ecossistema.

OVHenterprise: uma cloud alternativa para uma transformação digital bem-sucedida

Concebido para as pessoas que têm a última palavra e que querem atingir objetivos estratégicos com o apoio de um fornecedor de cloud alternativa.  Graças ao OVHenterprise, apresentamos uma cloud híbrida, constituída pelo melhor das nossas ofertas de cloud pública e privada, assim como de outras ofertas cloud do mercado. Ideal para quem pretender ter controlo sobre os seus dados.

Estes são os nossos 4 universos. Estes universos não servem para restringir a utilização do cliente, muito pelo contrário! Muitas vezes, os nossos clientes começam a utilizar algumas das nossas soluções no universo OVHmarket. E, mais tarde, acabam por utilizar outros universos, como os servidores dedicados no OVHspirit ou o public cloud no OVHstack. É possível utilizar vários universos ao mesmo tempo: fica ao critério do cliente. O que conta é a experiência de utilização, a forma de realizar encomendas e de renovar serviços. O que conta é a forma de configurar e interligar os serviços. O que conta é a experiência com a equipa de suporte em caso de dúvidas ou de problemas.

Esta é a estratégia que aplicamos em todo o mundo, na Europa, no Canadá, nos EUA e na Ásia: uma estratégia com implementação operacional multi-localizada, adaptável à legislação local e capaz de estabelecer cláusulas legais independentes em cada país ou continente. Lembre-se: a OVH é o único fornecedor de serviços cloud capaz de oferecer uma cloud tanto dentro como fora do âmbito do Patriot Act. A OVH é o único fornecedor de serviços cloud a nível mundial capaz de conservar a soberania dos seus dados. A OVH é a alternativa!

Tenho uma pergunta: quem não se encontra em nenhum dos quatro universos? Levantem a mão, por favor. Muito bem. O vosso caso interessa-me. Acham que seria possível marcarmos um encontro e falarmos sobre isso? Sim? Interessados? Quero perceber as vossas necessidades e integrar as vossas ideias em cada uma das soluções dos nossos universos.

Agora, quem se encontra em, pelo menos, um destes quatro universos? Vamos jogar um jogo: existem aqui quatro expositores, um por cada universo da OVH. Proponho que falem com as nossas equipas e que troquem ideias, de forma a determinar se os nossos universos respondem às vossas exigências. Se tiverem dúvidas, uma ideia nova ou se acharem que aquilo que necessitam não existe em nenhum dos nossos universos, terei todo o prazer em falar convosco. Combinado? Obrigado!

O mesmo se aplica se forem parceiros. Para nós, os parceiros são muito importantes, pois, embora sejam todos diferentes, já se encontram nos nossos universos, proporcionando uma mais-valia. Gostaria de falar com vocês para compreender melhor a forma como trabalham e saber se existem formas de vos ajudar no vosso dia a dia.

Definir a estratégia, a visão da OVH é o meu novo objetivo! Quero dedicar algum tempo a perceber os vossos problemas e as vossas necessidades, para continuar a evoluir e a construir a estratégia da OVH com vocês.

E para concretizar todos esses sonhos, sugeri que o Michel Paulin assumisse a direção geral da OVH. Fiquei muito contente por ele ter aceite o convite, pois é uma pessoa que tem contribuído para o crescimento de muitas empresas graças à sua capacidade de liderança e à sua vontade de preservar o ADN de cada grupo.

É precisamente graças à sua chegada que vou poder aproveitar o meu tempo para falar com vocês, para vos ouvir e para imaginar a continuidade da OVH.