#OVH Summit 2018: as novidades apresentadas

Na passada quinta-feira 18 de outubro, a OVH reuniu o conjunto do seu ecossistema para a 6ª edição do OVH Summit. Octave Klaba, fundador e presidente da OVH, começou por partilhar a sua visão de uma cloud diferente e anunciou a implementação de 4 universos. Nos últimos meses, a OVH tem evoluído muito e, ao analisar os seus clientes, desenvolveu quatro formas de consumir os seus produtos, quatro utilizações diferentes das suas soluções, quatro contextos de utilização. Assim, a empresa decidiu criar quatro universos: OVHmarket, OVHspirit, OVHstack e OVHenterprise. Estes quatro universos, que serão implementados de forma progressiva nos próximos meses, contam já com as suas próprias novidades para se adaptarem à evolução das necessidades e das utilizações.

 

OVHmarket: uma caixa de ferramentas digitais para acelerar o crescimento

  • A solução de alojamento Cloud Web oferece aos profissionais a possibilidade de desenvolver projetos web, tais como websites, plataformas de e-commerce ou aplicações móveis, num ambiente seguro e eficiente. Esta solução inovadora oferece a simplicidade do alojamento gerido num servidor privado virtual dedicado e não requer conhecimentos de administração.

 

OVHspirit: todas as infraestruturas para construir uma plataforma Cloud

  • Para todos os clientes de servidores dedicados da OVH, a sua largura de banda vai ser duplicada nas próximas semanas e sem mudar de preço! Ou seja, os clientes que dispõem de uma largura de banda de 500 Mbps, terão agora até 1 Gbps sem pagar mais.
  • Além disso, o grupo vai reestruturar as suas gamas de servidores dedicados. O objetivo é disponibilizar uma oferta variada, mais clara e adaptada às utilizações dos profissionais, a um preço acessível. Como tem acontecido até agora, os servidores dedicados e os VPS destas gamas irão oferecer capacidades de armazenamento flexíveis e serviços de rede e segurança característicos da OVH: própria rede mundial de fibra ótica com uma capacidade de 15 Tbps e 34 pontos de presença, assim como uma proteção anti-DDoS incluída sem custos adicionais. Estes serviços estarão disponíveis nos 28 datacenters da OVH repartidos em 4 continentes, incluindo os Estados Unidos. Por outro lado, a OVH é o único fornecedor a nível mundial capaz de oferecer servidores dedicados tanto dentro como fora do âmbito do Patriot Act e do Cloud Act.
  • A OVH atualiza os seus servidores de alta gama. Os servidores Alta Gama 2019 respondem às necessidades das empresas que procuram fiabilidade, segurança e rendimento ideais, minimizando os seus custos. Baseados nas tecnologias Intel Xeon Scalable e Optane DC, estes servidores são especialmente indicados para o tratamento intensivo de dados. Esta inovação foi possível graças à forte parceria entre a OVH e a Intel, empenhadas em construir a nova geração de serviços de infraestruturas cloud. “A nossa colaboração de uma década com a OVH tem-se dedicado à apresentação de serviços cloud de alto desempenho capazes de se adaptarem às várias cargas de trabalho dos clientes”, explica Jeff Wittich, diretor de Fornecedor de Serviços Cloud da Intel. “Na era da computação baseada em dados, queremos continuar a inovar juntamente com a OVH para incorporar a cloud da OVH nas nossas últimas tecnologias, incluindo os processadores escaláveis Intel Xeon e a tecnologia Intel Optane, de forma a dar resposta à constante evolução das necessidades de plataformas de alto desempenho a um preço acessível para executar cargas de trabalho baseadas em dados, como a análise de dados ou bases de dados em memória”. Antes do final do ano, a OVH irá completar esta gama com servidores especialmente dimensionados para inteligência artificial.

 

OVHstack: a plataforma de cloud pública com critérios abertos

  • De forma a simplificar a exploração de dados, a OVH anuncia um conjunto de infraestruturas de dados prontas a serem utilizadas: OVH Analytics Data Platform, uma solução de análise de big data 100% open source baseada em Apache Hadoop e implementada numa hora no Public Cloud. A OVH também lançará uma solução de cluster para big data gerida, baseada na tecnologia dos seus servidores dedicados e dos seus parceiros Cloudera e Claranet. A solução Cloud Databases evolui, incluindo bases de dados MariaDB, MongoDB, MySQL, PostgreSQL e Redis. Relativamente a estas soluções de gestão e de exploração de dados, e com o objetivo de acelerar a adoção das novas tecnologias de deep learning, a OVH disponibiliza uma nova gama GPU no seu catálogo de Public Cloud, incluindo a GPU NVIDIA da gama TESLA V100 e a plataforma de software associada, NVIDIA GPU Cloud. Mas este ano, a inovação não para aqui! Foram preparados novos labs para os nossos clientes, com uma oferta de Cloud Databases de alta disponibilidade, uma plataforma de machine learning chave na mão ou ainda novas ferramentas de processamento de dados como o OVH Analytics Data Compute, facilitando assim a utilização de Apache Spark.
  • Além disso, a OVH continuará a desenvolver-se na Ásia-Pacífico, onde a solução de Public Cloud estará disponível nos datacenters de Singapura e Sydney, incluindo as instâncias e a gama Storage. A cloud pública da OVH, que se estenderá por três novas regiões de França, integrará um router virtual e um repartidor de carga nas suas instâncias, assim como diversas ferramentas de monitorização do consumo e o desempenho (Logs, Metrics, Insight).

 

OVHenterprise: uma cloud alternativa para uma transformação digital bem-sucedida

  • A OVH continuará a completar a sua oferta para dar apoio às empresas no que diz respeito ao desenvolvimento de uma estratégia multi-cloud combinando infraestruturas cloud e on-premises. Como exemplo, encontramos o OVHcloud Connect, que permite ligar-se de forma totalmente isolada e segura à rede da OVH através de vários PoP em todo o mundo, oferecendo um máximo de fiabilidade e de flexibilidade.
  • A verdadeira melhoria da oferta Software Defined Datacenter (SDDC) da OVH: a integração da tecnologia vSAN da VMware. Os hosts vSAN incluem um armazenamento local baseado em tecnologias NVMe/SSD de última geração, dando um passo positivo rumo à hiperconvergência e ao rendimento elevado.
  • O grupo reforça as relações que tem com os seus parceiros tecnológicos graças à solução Veeam Enterprise, que permitirá a todos os utilizadores das soluções de virtualização de VMware, quer sejam ou não clientes da OVH, beneficiarem de uma maior flexibilidade nas licenças Veeam. Desta forma, poderão criar cópias de segurança das suas máquinas virtuais, independentemente da sua localização (on-site, com outro fornecedor de serviços cloud e, obviamente, com a OVH), mantendo o controlo da sua infraestrutura digital.

Iremos informá-lo do lançamento das novas ofertas nas nossas redes sociais, e-mails e em https://www.ovh.pt/. A não perder!