Revisão dos datacenters 2019, primeira fase: Estrasburgo, França, Europa Central

Estrasburgo, 4 de setembro de 2018. Iniciámos a revisão das nossas infraestruturas pelos datacenters de Estrasburgo, chamados SBG 1,2,3 e 4. Durante mais de um mês, vamos fazer uma digressão para inspecionar as nossas 12 instalações e os nossos 28 datacenters espalhados por todo o mundo. Tudo isto antes do nosso evento anual, o OVH Summit, que se realizará no dia 18 de outubro em Paris.

Equipa da OVH

 

Qual é o objetivo?

O ano novo para a OVH começa a 1 de setembro, data em que se inicia o nosso ano fiscal. Por isso, conforme manda a tradição, vamos cumprimentar a nossa família por todo o mundo. Fazemos este ponto de situação para avaliar o nosso progresso no crescimento e na melhoria de todas as nossas infraestruturas. Encontramo-nos com todas as equipas, fazemos uma retrospetiva do ano que passou e partilhamos as nossas boas resoluções. É o nosso kick off business para 2019. Fazemo-lo sem esquecer os momentos de convívio, já que aproveitamos para partilhar um copo ou um almoço.

Quais são as novidades dos SBG?

A primeira é a melhoria do fornecimento de energia após a auditoria que fizemos ao conjunto das nossas instalações. Em parceria com o nosso fornecedor, melhorámos a proteção da infraestrutura de média tensão separando o SBG 1 do SBG 2 para que cada datacenter passe a estar protegido de forma independente e eficaz. Por seu lado, o SGB 3 foi concebido com geradores de baixa tensão e com cadeias UPS inteiramente independentes do SBG 1, 2 e 4.

Esta região dispõe de 10 geradores de baixa tensão, que são testados mensalmente para assegurar a proteção elétrica.

Também lançámos o datacenter SBG 3, que beneficia dos mais recentes padrões da OVH, nomeadamente os novos geradores que alimentam parte da sua infraestrutura (ver fotografia abaixo). O SBG 3 terá uma capacidade IT crítica de 4 MW e poderá alojar até 25 mil servidores, o que vai praticamente fazer duplicar a atual capacidade total da sua infraestrutura.

Dois dos dez geradores do datacenter SBG 3

Dois dos dez geradores do datacenter SBG 3, de 1250 kVA cada um e com uma autonomia de 48 horas a plena carga.

SBG 3

SBG 3

A abertura do SBG 3 marca uma etapa importante da evolução desta região, onde não faltam projetos. Tivemos a sorte de poder arrendar, com opção de compra, o terreno adjacente, o que nos abre novas perspetivas de crescimento e muitas mais soluções para a migração do SBG 1 e do SBG 4.

O verão chega ao fim sem contratempos, apesar da canícula. Esta época do ano é sempre um teste às nossas infraestruturas e datacenters, bem como às pessoas que cuidam dos equipamentos no dia a dia. Nesta primeira etapa em Estrasburgo, destaco uma equipa de 30 pessoas muito pró-ativas e unidas que, no contexto dos novos padrões de qualidade da OVH, me inspiram uma grande confiança quanto ao crescimento desta região.

Para responder ao nosso desenvolvimento local, já abrimos novas ofertas de emprego para de técnicos de infraestrutura e técnicos informáticos. Para bom entendedor...

No dia 7 de setembro, terá lugar a segunda fase da nossa digressão, com o datacenter de Limburgo, na Alemanha, a alguns milissegundos de distância de Estrasburgo – graças à fibra ótica. Era mais do que natural viajar entre a França e a Alemanha no mesmo dia em que os dois antigos campeões do mundo de futebol voltavam a encontrar-se em Munique!