Revisão dos datacenters 2019, quarta fase: Erith, Reino Unido, Europa do Norte

Nesta etapa em Erith, nos subúrbios londrinos, passámos dois dias com as equipas do datacenter local. Bastante diferente do seu vizinho, o gigantesco datacenter de Gravelines, o datacenter de Erith é um dos mais recentes da OVH, cuja finalização se encontra já à vista.

Panorama de Erith

O datacenter de Erith está a funcionar desde junho de 2017, altura em que começámos a comercializar os primeiros servidores com a oferta Discovery. A sua evolução em apenas um ano tem sido incrível! Dividimos este terreno, que pertencia a uma operadora de telecomunicações: de um lado, um mastro equipado de múltiplas antenas e, do outro, o resto do terreno convertido em datacenter da OVH. As instalações que ali se encontravam anteriormente foram desmanteladas por completo, de modo a corresponder aos padrões de qualidade dos nossos datacenters. Assim, deram lugar a uma nova arquitetura elétrica redundante, novos geradores, uma dupla ligação de rede para Londres e, claro, o sistema de refrigeração in-house da OVH, ou seja, o arsenal habitual dos nossos datacenters.

Os geradores do datacenter de Erith

Os geradores do datacenter de Erith de 1250 kVA.

O datacenter de Erith está preparado para acolher até 40 mil servidores com os produtos mais populares da OVH: servidores dedicados, Public Cloud e Private Cloud.

Interior do datacenter de Erith

Interior do datacenter de Erith

Atualmente, estão a ser usadas duas salas com uma capacidade de mais de 200 racks, e a preparação de mais sete salas já está a ser estudada, para garantirmos que satisfazemos as necessidades dos nossos clientes.

A excelente equipa que gere o datacenter seguiu a nossa formação habitual em Roubaix e foi longamente acompanhada em Erith. Uma equipa de técnicos experientes permaneceu no local durante mais de seis meses para formar os novos colegas ingleses e os preparar para a abertura do datacenter. Deste modo, garantimos que a implantação dos novos servidores e a respetiva manutenção, assegurada 24 horas por dia, respeita os padrões de qualidade da OVH.

A equipa de Erith

A equipa de Erith

Este datacenter, pertencente à mesma geração dos da Alemanha e da Polónia, marca a estreia da OVH no Reino Unido. Quando a procura o justificar, outros datacenters virão. De resto, já recebemos várias propostas de novos locais, pelo que é melhor deitarmos mãos à obra!