Cloud Archive de Public Cloud

Um armazenamento a longo prazo para arquivar dados de forma segura

Quer seja por questões profissionais ou jurídicas, a conservação de informações a longo prazo é frequentemente necessária. É importante destacar dois pontos importantes: o custo do armazenamento (que deve ser baixo), assim como a segurança e a recuperação de dados (que devem ser garantidas). A oferta Cloud Archive da OVH foi concebida nesse sentido.

Seguro e fiável

Os dados arquivados são tratados com o maior cuidado possível. Cada ficheiro é fragmentado e armazenado várias vezes numa infraestrutura redundada. Cada fragmento é escrito numa unidade de armazenamento diferente e um sistema assegura-se constantemente da integridade das informações. Assim, se um fragmento em falta for detetado, este será automaticamente reconstruído através de um algoritmo específico utilizando outras partes do ficheiro.

Reversível e standard

A OVH atribui uma importância fundamental à liberdade dos seus utilizadores. Ao confiar os seus dados aos nossos serviços, garantimos a possibilidade de os recuperar através de protocolos standard e simples de usar, como SCP ou rsync.

Custo reduzido

Os clusters de armazenamento que alojam o Cloud Archive foram concebidos para proteger as suas informações ao melhor preço. A arquitetura implementada induz um prazo de recuperação dos dados, podendo ir de 10 minutos a 12 horas, em função da data do último acesso.

Casos de uso

Arquivamento de logs

Para fins legais, estatísticos ou de arquivo, a conservação dos logs representa um interesse importante e requer uma atenção particular. Os sistemas clássicos costumam preservar essas informações durante pouco mais de alguns dias, ou algumas semanas na melhor das hipóteses. Ao carregar os seus dados para o Cloud Archive, tem a certeza de que estes serão guardados durante o tempo que quer.

Backup

Existem vários sistemas de backup diário nas arquiteturas atuais. Quer sejam backups de sistemas operativos ou da parte aplicativa, na maior parte do tempo, estes utilizam protocolos seguros comprovados, tais como SCP ou rsync.

Substituição das bandas magnéticas

O arquivo em bandas magnéticas foi a medida padrão da indústria durante vários anos, devido ao seu custo reduzido. Atualmente, o Cloud Archive responde às mesmas necessidades de backup, oferecendo uma maior flexibilidade a um preço muito competitivo e substituindo os antigos backups em banda.

Modo de utilização

Carregar um arquivo

rsync -av archive.tar.gz pca@ovh:repo/

Descarregar um arquivo

rsync -av pca@ovh:repo/archive.tar.gz.

Pronto para começar?

Crie uma conta e lance os seus serviços imediatamente

Funcionalidades

API Swift

A solução de armazenamento utilizada nos clusters Cloud Archive é o OpenStack Swift. A sua API standard pode ser explorada diretamente a partir das ferramentas clássicas.

Protocolos baseados em SSH

Além do acesso através da API Swift, pode utilizar as suas ferramentas habituais para transferir dados, como o SFTP, SCP e rsync.

Arquivos de grandes dimensões

O Cloud Archive permite armazenar pequenos objetos e ficheiros importantes, sem qualquer limite de tamanho. Poderá, por exemplo, alojar documentos de vários TB.

Checksum

Os metadados dos ficheiros no Cloud Archive integram automaticamente uma assinatura MD5, para poder assegurar-se da integridade de um elemento transferido.

Expiração do arquivo

Os ficheiros podem ter uma data de expiração como atributo, e, passada essa data, os ficheiros serão simplesmente eliminados.

tarif public cloud

Faturação do Cloud Archive

O serviço Cloud Archive é faturado por GB/hora. Os preços indicados apresentam o valor para um mês completo de utilização. Além disso, também são aplicadas taxas de tráfego de entrada e de saída.