Léxico Servidores Dedicados




Glossário



O que procura O que significa
CDN Content Delivery Network, permite alojar (colocar em memória cache) conteúdos estáticos em diferentes máquinas (em diferentes locais geográficos) a fim de melhorar as performance dos downloads dos seus conteúdos e páginas web.
Cachecade Utiliza o disco SSD como cache, em leitura e escrita, dos discos SATA ou SAS. Os dados mais consultados são automaticamente introduzidos nos discos SSD para que haja um aumento da performance.
Cachevault Composto por uma memória Flash, este sistema substitui as baterias lithium-ion para evitar todos os riscos de perda de dados caso ocorra um corte elétrico no servidor.
Caixa do disco rígido com Helium No interior da caixa dos discos, o ar foi substituído por Hélio, uma vez que a sua densidade é sete vezes inferior. As forças necessárias à rotação dos pratos são menores bem como o passagem dos braços mecânicos são menores, o que leva a que haja uma maior fiabilidade na leitura e escrita dos dados.
DNS Os servidores DNS permitem associar um nome de domínio a um endereço IP. Por exemplo, http://www.monsiteweb.com traduz-se por 192.09.125.74
DNS Secundário Servidor de "recurso" que assegurará a resposta às queries em caso de falha do servidor DNS primário.
Distribuição Camada aplicativa que permite controlar e executar comandos no seu servidor. Existem diferentes editores e diferentes distribuições que podem integrar painéis gráficos de configuração.
FastPath O controlador MegaRAID é otimizado para os discos SSD, para permitir o aumento das performances em escrita e leitura (até 3x mais IOPS).
Firewall Aplicação que se situa a "montante" das suas máquinas a fim de filtrar os dados que transitam em direção aos seus servidores e trazer-lhe o nível de segurança necessário para evitar as intrusões e outros tipos de pirataria.
GTI Abreviação de "Garantia de Tempo de Intervenção". Este compromisso tem associadas penalizações sob a forma de reembolso em caso de não cumprimento.
GTR Abreviação de "Garantia de Tempo de Reestabelecimento". Este compromisso acompanha penalidades sob a forma de reembolso em caso de incumprimento.
Hot Swap Desenhado para que o componente do servidor possa ser modificado sem interromper o funcionamento da máquina.
IPv6 Evolução do endereçamento de rede que passa de 32 bits (IPv4) para 128 bits
Load Balancer Também conhecido como "repartidor de carga", esta aplicação permite encaminhar alternativamente o tráfego através de vários servidores que compõem a infraestrutura. Algoritmos mais elaborados permitem testar a carga dos servidores a fim de orientar o tráfego para a máquina com mais recursos livres.
RAID Sistema de replicação em tempo real de dados sobre vários discos em paralelo.
Rack virtual Permite usufruir das vantagens do agrupamento de um rack físico (ambientes privados) mantendo a escolha da localização de diferentes máquinas (inter-DataCenter). Funciona com a solução vRACK
SATA Tipo de interligação para os discos rígidos cujas performances (taxas de transferência) são superiores (em comparação com as ligações IDE).
SLA Service Level Agreement: compromisso contratual sobre a qualidade do serviço prestado. Frequentemente associado à noção de disponibilidade ou de performance, este compromisso implica que existam penalizações em caso de falhas.
SSD Disco de armazenamento cujas performances de acesso são superiores aos discos rígidos clássicos (na ordem dos 0.1ms contra 7ms, em média)
Servidor dedicado Servidor do qual 100% dos recursos são alocados à máquina. É distinto de um servidor partilhado no qual os recursos são partilhados pelo conjunto de aplicações alojadas e dos VPS cujos recursos são alocados por aplicação/utilizador.
híbrido Configuração de infraestrutura que agrupa soluções de alojamento diferentes: servidores dedicados, CLOUD privado, CLOUD público, VPS, etc..