Discos SSD






Discos SSD


Para 5 s/IVA /mês, multiplique as performances do seu armazenamento por 500*!


*: operações input/output por segundo (IOPS) num disco HDD: até 100 IOPS. Num disco SSD DC S3K: até 75 000 IOPS em leitura.

Até 500x
mais rápido*




As unidades SSD são definitivamente o futuro do armazenamento: os preços baixam e os tamanhos aumentam. As novas gerações de discos SSD concebidos para os datacenters demonstram hoje um nível de fiabilidade aos discos mecânicos HDD e com performances superiores até 500x.







Aumento de performance




HDD

HGST Ultrastar 7.2 krpm 4 TB

SSD

Intel DC3500 800 GB





IOPS







Sequential bandwidth (Mb/s)






Passe o rato por cima de uma das zonas para mais informações.


Random Latency (ms)












Constância das performances e qualidade de serviço



Em complemento das performances máximas, a constância destes valores é essencial para os servidores. É um dos elementos que diferencia os SSD destinados ao grande público dos modelos "datacenter" como os que a OVH.

No caso de utilização em RAID, esta constância garante que as performances aumentação de forma proporcional.



Fiabilidade



As unidades SSD, fisicamente, tão fiáveis como os discos mecânicos de alta gama com um tempo médio entre falhas (MTBF) de 2 milhões de horas. A questão que normalmente é levantada com os discos SSD diz respeito à durabilidade, pois as células de memória não suportam senão um número limitado de ciclo de escrita. Não há problema! Os controladores SSD verificam após cada escrita que os dados estão intactos e, em caso contrário, a célula é ignorada e deixa de ser usada futuramente, sendo os dados escritos noutra célula.

Este processo poderia reduzir o tamanho disponível e degradar as performances, mas os discos "datacenter" dispõem de células de reserva para garantir uma durabilidade superior aos discos destinados ao grande público.

Por fim, os SSD Intel dispõem de condensadores que, em caso de corte de energia, continuam a alimentar os circuitos electrónicos a fim de interromper o processo de escrita e impedir a corrupção de dados (tecnologia Power Loss Imminent).

- MTBF 2 milhões de horas

- Proteção contra as corrupções de memória

- Tecnologia Power Loss Imminent




Duração de vida (MTBF)






Tecnologias e características



Enquanto os discos clássicos são constituídos por bandas magnéticas e controlados por um braço mecânico, os discos Solid State Drive (SSD) são unicamente constituídos por semi-condutores (memória flash). Isso permite obter ganhos em termos de rapidez e reduzir enormemente os tempos de acesso.


Características detalhadas dos discos propostos nas gamas de Servidores Dedicados OVH:



Capacidade (GB) Largura de banda (MB/s) Operações por segundo
(IOPS-Blocs de 4KB)
Tempos de latência (µs)
Leitura Escrita Leitura Escrita Leitura Escrita
300 GB Até 500 Mo/s Até 315 Mo/s Até 75 000 IOPS Até 9 000 IOPS 50 µs 50 µs
480GB Até 500 Mo/s Até 410 Mo/s Até 75 000 IOPS Até 11 000 IOPS 50 µs 65 µs
800 GB Até 500 Mo/s Até 450 Mo/s Até 75 000 IOPS Até 11 500 IOPS 50 µs 65 µs