ČeskoDeutschlandEspañaFranceSuomiIrelandItaliaLietuvaNederlandPolskaUnited Kingdom
Canada [EN]Canada [FR]USA
AustraliaAsiaSingapour

A OVHcloud apoia a IMAGIFY







Graças ao Public Cloud da OVHcloud, Imagify otimiza o tamanho das imagens de websites

Em 2010, o tamanho médio de uma página web era de 600 KB. Em 2016, este tamanho médio alcança o do vídeojogo Doom em 1993, ou seja, 2,3 MB*; um incremento exponencial que representa um problema: se o tamanho das páginas continua a crescer mais rápido que as velocidades de ligação (especialmente nos terminais móveis, a partir dos quais é consumida a maior parte da web hoje em dia), a Internet será cada vez mais lenta.
Os principais culpados, as imagens, representam 62% do tamanho de uma página web. Foi aí que a Imagify decidiu intervir. Jean-Baptiste Marchand-Arvier, cofundador da start-up, explica-nos.



Em geral, o tamanho das páginas aumenta porque os websites são cada vez mais bonitos e o seu conteúdo é mais extenso. Paralelamente, a largura de banda média das ligações à Internet aumenta. Então onde está o problema?




As imagens representam 50% do tempo de carga de um website.

Por um lado, o aumento da velocidade de ligação não segue a mesma curva que a do aumento do tamanho das páginas web. Por outro, existem grandes discrepâncias nas velocidades de acesso: a fibra e o 4G ainda não abrangem todo o território (longe disso). A experiência oferecida aos internautas é muito díspar. E sabemos que a lentidão de um website penaliza: o motor de busca da Google tem-na em conta no referenciamento e os utilizadores são intransigentes: ao fim de alguns segundos de carga, a enorme maioria de visitantes abandona o website. Se se tratar de uma loja online ou de um site de imprensa, o seu volume de negócios será diretamente afetado.






Evidentemente, algumas empresas já tomaram consciência da importância de otimizar o seu website. O éxito do primeiro projeto da nossa equipa, o plugin para WordPress WP Rocket, que já foi utilizado por mais de 100 000 websites, é a prova disso. Infelizmente, reduzir o tamanho das imagens é, muitas vezes, complicado. É um tipo de ficheiro pesado e difícil de manipular. Muitas vezes, as imagens não têm as dimensões adequadas, não foram guardadas num formato ideal, não estão comprimidas ou estão comprimidas de forma errada... É importante salientar que, antes da Imagify, existiam poucas soluções para simplificar e automatizar estas operações.




Imagify: a otimização de imagens em SaaS

Em concreto, a nossa solução apresenta-se sob a forma de aplicação web. Trata-se de um serviço de otimização de imagens em SaaS, multi-plataforma, muito fácil de utilizar. O utilizador escolhe entre três níveis de compressão: normal, agressiva ou ultra. Se for necessário, também pode redimensionar a imagem. Uns segundos depois, pode descarregar a sua imagem omtimizada.






A degradação da imagem é raramente percetível a olho nu, até nas compressões com perda. E podemos reduzir até 80% do tamanho de uma imagem. No futuro, iremos oferecer novas funcionalidades, como a deteção automática do formato mais económico para uma imagem (muitas vezes, utiliza-se .png para imagens sem fundo transparente, quando em .jpeg seriam menores) ou a integração do novo formato desenvolvido pela Google para as imagens, o WebP. O serviço pode ser utilizado através da nossa API, e assim é possível integrá-lo num CMS existente, ou através de scripts para um tratamento automatizado por lotes. Também desenvolvemos o plugin para WordPress correspondente.






Desempenho, escalabilidade e elasticidade: as razões pelas quais o Public Cloud foi escolhido

Esta solução é o fruto de 1 ano de I+D. Uma parte do nosso trabalho consistiu, logicamente, em determinar em que infraestrutura alojar o nosso projeto, aliando desempenho e eficácia a um preço acessível. Era necessário poder começar com pouco e ser capaz de crescer rapidamente (escalabilidade). Mas isso não é tudo: o nosso serviço é, por natureza, sujeito a picos de carga irregulares e imprevisíveis, pelo que precisávamos ou de elasticidade ou da posibilidade de dispor de recursos adicionais rapidamente para realizar tratamentos e devolvê-los logo, para pagar apenas os recursos verdadeiramente consumidos.




O Public Cloud da OVHcloud, cujo lançamento coincidiu com o do nosso projeto, respondia perfeitamente às nossas especificações técnicas. Ao entrar no programa OVHcloud Startup Program, pudemos beneficiar de créditos para reduzir os nossos custos de infraestrutura durante a fase de lançamento no mercado da nossa solução, e também usufruir de aconselhamento para melhorar a nossa plataforma.




Ver o site da imagify.io

Ver o vídeo da apresentação da Imagify durante o OVH World Tour de Lyon 2016


* Fontes: estudo publicado pela empresa Radware em 2013 e "The Average Webpage Is Now the Size of the Original Doom", publicado em Wired.com a 23 de abril de 2016.






É uma start-up?


Inscrever-se



Inscrever-se