ČeskoDeutschlandEspañaFranceSuomiIrelandItaliaLietuvaNederlandPolskaUnited Kingdom
Canada [EN]Canada [FR]USA
AustraliaAsiaSingapour

A OVHcloud apoia a OUISTOCK







Com o Ouistock, a economia colaborativa chega ao mundo dos guarda-móveis

Entrevista com Michiel Missotten, responsável técnico da start-up de Lille.



Por um lado, o preço crescente do ramo imobiliário faz com que os propietários procuram rentabilizar o espaço que já não ocupam. Por outro lado, o preço dos guarda-móveis tradicionais é muito alto. "Por exemplo, um metro quadrado nos arredores de Lille custa o dobro de um metro quadrado habitável no centro!".




A plataforma web desenvolvida pela Ouistock em 2014 permite pôr em contacto os que dispõem de um espaço que não utilizam (uma cave, um sótão, garagem, uma divisão vazia, etc.) com os que necessitam de um espaço para armazenar os seus bens. "Uma ideia simples que se inscreve no âmbito do desenvolvimento da economia colaborativa. Permitimos que os particulares se ajudem entre eles, de forma direta e a nível local. As duas partes saem a ganhar".






Os utilizadores do serviço são cada vez mais. Além disso, podem contar com a tranquilidade de saber que, graças ao acordo de colaboração alcançado com a seguradora SwissLife, esta empresa assegura de forma automática os bens armazenados. Cerca de 1000 pessoas ligam-se todos os dias ao website à procura de um espaço de armazenamento perto de casa. "O que é mais prático do que poder guardar as coisas na mesma rua ou em casa de um vizinho? Graças à Ouistock, as grandes cidades têm uma solução de armazenamento disponível a cada 100 metros". E, se a solução ideal ficar um pouco longe, o utilizador usufrui de um preço especial de aluguer.




Neste momento, já é possível alugar mais de 500 000 m3 no site ouistock.fr, "o que nos coloca à frente dos intervenientes tradicionais do auto-armazenamento". Os 4000 proprietários inscritos, com presença em mais de 1500 cidades francesas, ganham uma média de 120 euros por mês.






Ouistock conseguiu 600 000 euros no verão de 2015 para impulsionar o seu rápido crescimiento. Entre os eixos estratégicos de investimento estão incluídos a contratação de novos colaboradores, o marketing e, evidentemente, a plataforma que permite o contacto entre os utilizadores.

"Construímos uma infraestrutura escalável utilizando a tecnologia Docker, e um alojamento em Public Cloud. A aplicação, escrita principalmente em PHP, utiliza também bases de dados MongoDB, Redis e MySQL, assim como RabbitMQ ("message queuing"). As nossas ferramentas de desenvolvimento (Registry Docker, Chronos, etc.) assim como o nosso CRM e blogues (blog.ouistock.fr e demenagement.ouistock.fr/) encontram-se alojados em 8 VPS da OVHcloud. Por último, o nosso sistema de integração contínua também está na cloud. Os nossos próximos desafios incluem o desenvolvimento de uma API REST central, que receberá pedidos da plataforma web e das nossas aplicações internas".






Graças à sua participação em diferentes programas de acompanhamento a start-ups, a Ouistock já pôde testar várias soluções do mercado.

"Estamos no início da aventura. Os nossos recursos são limitados, mas é o momento de tomar boas decisões tecnológicas. O programa OVHcloud Startup Program permite-nos testar, a baixo custo e sem compromisso, o desempenho dos serviços do fornecedor e ver se se ajustam às nossas necessidades".




É uma start-up?


Inscrever-se



Inscrever-se