ČeskoDeutschlandEspañaFranceSuomiIrelandItaliaLietuvaNederlandPolskaUnited Kingdom
Canada [EN]Canada [FR]USA
AustraliaAsiaSingapour

A OVHcloud apoia a PUMPKIN







Pumpkin: uma carteira virtual que facilita o pagamento de contas entre amigos

Entrevista com Victor Lennel, cofundador e responsável técnico da start-up de Lille Pumpkin, apoiada pela OVHcloud no âmbito do seu programa OVHcloud Startup Program.



Uma prenda de grupo, um amigo que paga a nossa parte num bar... É muito fácil ficar a dever dinheiro. Com a aplicação móvel Pumpkin, já não há desculpas para não saldar as dívidas (por muito pequenas que sejam) que temos com os nossos amigos e familiares! O pagamento realiza-se em menos de um minuto, incluindo o registo.




Este é um problema velho como o mundo ("As boas contas fazem os bons amigos", escrevia Aristóteles na sua "Ética a Eudemo" já no século III a. C.) e Pumpkin, graças à sua solução, tem um belo futuro pela frente. Além disso, os seus jovens criadores não carecem nem de sentido de humor nem de ambição: "Ao escolher um nome de fruta para o nosso serviço ("abóbora", em português), decidimos situar-nos à altura das marcas de êxito como a Apple, Orange ou BlackBerry...".






"Já todos nós nos esquecemos de pagar de volta a alguém", explica Victor. "Se não tivermos dinheiro vivo, as alternativas que temos são poucas: o cheque, pouco adequado para pequenas quantidades, ou a transferência, que só pode ter taxas associadas e/ou está sujeita à autorização prévia de um novo beneficiário por parte do banco".




Embora os maus pagadores não tenham desculpa, beneficiam na mesma de circunstâncias atenuantes. "Todos temos um telemóvel que se pode transformar facilmente num método de pagamento. Esse é precisamente o objetivo da nossa aplicação".




Uma aplicação que visa as pessoas com 18-35 anos, que tenham uma vida social particularmente ativa (atualmente, representam mais de 40 000 inscritos na aplicação) e que realizem todos os dias cerca de 1000 transações num valor de 3 milhões de euros.






Grátis para particulares desde o seu lançamento em setembro de 2014,
Pumpkin dividir-se-á em duas aplicações:

  • Pumpkin Event: concebida para as associações de estudante (BDE, sigla em francês) de grandes escolas, permitirá a recolha do preço de entrada a uma festa universitária, por exemplo.
  • Pumpkin Pro: funciona como um terminal de pagamento eletrónico, permitindo que os comerciantes aceitem um pagamento por cartão apenas com o telemóvel.

Será aplicada uma comissão em cada transação para financiar o desenvolvimento do projeto. "Com o tempo, queremos tornar-nos num verdadeiro banco móvel".






Até o projeto ser rentável, cada euro investido provém dos fundos angariados em maio de 2015 (600 000€). É necessário utilizar esse dinheiro da forma mais inteligente possível.
"Para alcançar uma massa crítica de utilizadores, é necessário investir em marketing e comunicação. À medida que o número de utilizadores aumenta, maior será a carga técnica que a infraestrutura deve suportar. O apoio da OVHcloud permitiu-nos acelerar o processo de comercialização. Em vez de pensar nos custos, podemos concentrar-nos em construir a infraestrutura ideal, baseada na última tecnologia disponível".




Neste caso, a Pumpkin optou pelo Public Cloud, tanto para a fase de pré-produção como para a de produção, dotado de um sistema de "load balancing" e de "auto-scaling" (baseado nas condições predefinidas da aplicação de monitorização).
"Com 160 000 sessões e 3 milhões de páginas vistas por mês, precisamos de uma infraestrutura sólida!", conclui Victor.





É uma start-up?


Inscrever-se


Inscrever-se