VPS : FAQ técnica, opções e definições

Aceda diretamente à opção que mais lhe interessa:

FAQ VPS
Opções das VPS OVH e preços

FAQ VPS

Para que serve um VPS?

Um VPS é um servidor informático virtual (Virtual Private Server) que permite alojar sites (lojas online, gestores de conteúdo, galerias "média"...) e / ou aplicações, principalmente aplicações WEB (portal, extranet, soluções de trabalho colaborativo, wiki, CRM ...)

Ao contrário do alojamento partilhado, permite isolar várias aplicações dentro da mesma máquina virtual dedicada ao cliente. Esta máquina virtual partilha recursos físicos (infraestrutura) com outras máquinas mas, uma parte dos recursos é-lhe inteiramente dedicada.

Quem é que pode "servir-se" de um VPS?

Qualquer pessoa que disponha de razoáveis competências técnicas pode utilizar um servidor VPS. Os guias OVH permitir-lhe-ão encontrar algumas respostas às suas questões técnicas.

São necessárias competências mínimas de administração (acesso, transferência de ficheiros, configuração....). A OVH tenta colocar à disposição cada vez mais versões "pré-instaladas",bem como versões que disponham de ferramentas e aplicações que simplifiquem a gestão destes "containers" Para alojar websites em recursos garantidos sem que tenha de administrar o servidor, a OVH aconselha os alojamentos Web Performance..

Quanto custa um alojamento VPS?

Tudo depende da performance escolhida e da criticidade do ambiente alojado.

Com a oferta VPS SSD, desejamos propor-lhe um VPS a preço acessível e com boa performance.
A VPS escolhida é evolutiva.

VPS ou alojamento partilhado?

O passo lógico para o seu alojamento após um alojamento partilhado é seguramente o VPS.

Tem mais liberdade e beneficia de acesso root: acesso ao Apache, ao PHP.ini que permite modificar as variáveis PHP, instalar um certificado SSL ou qualquer tipo de software: resumidamente, ganha em liberdade sem assumir a responsabilidade de administrar um servidor dedicado físico.

Convém ter em conta que num servidor de alojamento partilhado, não existem garantias das performances e nada está sob o seu controlo: está sujeito às performances da plataforma de alojamento partilhado colocada à disposição. Ao optar por um VPS deverá escolher uma configuração adaptada às exigências das suas aplicações e adaptar o VPS ao eventual crescimento.

Como escolher o meu VPS?

A OVH propõe desde 2013 as ofertas Web Performance, que permite conciliar as vantagens desses dois tipos de solução. Esses packs com tudo incluído oferecem recursos garantidos e um ambiente gerido pela OVH. Todavia, apenas o alojamento de websites estáticos ou PHP está disponível.

VPS ou servidor dedicado? VPS ou Cloud?

Alojamento num servidor VPS corresponde perfeitamente à maior parte das utilizações Web correntes para projetos de dimensão "palpável".

O servidor dedicado ser-lhe-á útil se deseja: Ter total controlo sobre o ambiente Web; Construir soluções com arquiteturas mais complexas; Configurar previamente elementos na rede; Implementar soluções complexas "não-Web"; Dispor de elementos de hardware dedicados complementares (load balancer, firewall).
Os clientes cuja atividade Web está em forte crescimento e a necessitar urgentemente de infraestruturas mais complexas para apoiar um forte e flexível crescimento, optarão por um VPS Cloud. De seguida evoluirão em direção aos servidores dedicados ou às soluções de Cloud Privado.

Como mudar de VPS?

A partir do seu Espaço Cliente Web OVH ou a partir daAPI VPS OVH, é possível efetuar o upgrade de um VPS para obter de forma permanente mais recursos. É apenas possível fazer um upgrade dentro da mesma categoria. Não é possível transformar um servidor VPS SSD num servidor VPS Cloud.

Como configurar o seu VPS?

Tudo depende do tipo de SO que escolheu instalar e do tipo de papel que pretende dar ao VPS.

Para as ações mais comuns: Através de remote desktop (maioritariamente sob Windows); Em linha de comandos SSH sob Linux; Através de um painel de gestão Web (Plesk, Cpanel, Release 3 OVH); Através de soluções instaladas no servidor (ex: CMS).
Para as alterações importantes, a evolução do VPS, a configuração das palavras-passe e direitos para as ações clássicas acima descritas, a adição de opções: através da API RESTful OVH ou do Espaço Cliente WEB.
Para mais detalhes consulte os nossos guias dedicados às VPS OVH.

Qual é o tempo necessário para a ativação de um VPS?

Após a validação do pagamento, que poderá ser um pouco mais demorada, dependendo dos casos e forma de pagamento, é necessário aguardar alguns minutos para que o seu servidor VPS esteja disponível. Um prazo de demora adicional poderá ocorrer para encomendas que necessitem de validação manual das informações de pagamento, no contexto da nossa política anti-fraude.

Onde estão localizados fisicamente os VPS ?

Os servidores são alojados nos nossos datacenters.

Para cada gama oferecemos 3 localizações à escolha para o alojamento: França (Roubaix ou Estrasburgo) ou na América do Norte (Beauharnois).

Quantos VPS são instalados num servidor?

Consoante a capacidade do servidor e do tamanho dos VPS que ele contém, um vHost OVH (clusters de várias dezenas de super-servidores totalmente redundados) pode conter vários milhares de VPS.

Damos extrema importância e aplicamos os cuidados necessários a que a cada VPS funcione de forma fluída, de acordo com recursos garantidos contratados.

Posso alojar conteúdos para adultos num VPS?

Desde que esse alojamento seja efetuado de forma legal e que o site respeite as regras padrão de um site para adultos (por exemplo : acesso interdito a menores), o alojamento de conteúdos para adultos é possível, sem entraves.

O cliente deverá ter em consideração as suas responsabilidades e compromissos em relação aos conteúdos que irá alojar ao aceitar os contratos de aluguer de VPS com a OVH. O cliente será relembrado dessas condições (durante a encomenda).

Como migrar os meus conteúdos de um alojamento partilhado para um VPS?

É sua exclusiva incumbência a tarefa de migração dos dados e aplicações para o servidor VPS e a reconfiguração do domínio para que aponte para a VPS (configuração DNS). Os serviços da OVH não poderão efetuar essas tarefas por si.

Como migrar os meus conteúdos de un VPS para outro VPS?

Aquando de um upgrade da sua VPS, os conteúdos são migrados automaticamente, não tem de efetuar qualquer ação. A OVH encarrega-se da continuidade do serviço. Aquando de um upgrade de uma VPS Cloud, pode igualmente escolher aumentar a sua atual partição ou criar uma suplementar. Todos os detalhes são enviados num e-mail que recebe após o upgrade.

Atenção, o upgrade apenas é possível de um VPS para outro VPS da mesma gama (ex: de um VPS Cloud para outro VPS Cloud). Todas as outras migrações necessitam de uma encomenda de um novo VPS e migração manual por parte do cliente.

É possível partilhar um VPS?

Sim, os VPS podem ser particionados e poderá alojar nele vários sites, ou ainda vários projetos dos seus clientes (alugando a cada um um espaço privado cujo tamanho é escolhido por si).

Esse espaço está à sua disposição para que o organize, sob sua responsabilidade, da forma que desejar.

Para simplificar estas ações, a instalação de um painel de gestão multi-site pode ajudar. Se escolher um VPS Cloud, poderá beneficiar de uma licença Odin Plesk Panel inteiramente gratuita para alojar até 10 sites no seu servidor virtual.

Para que serve o Espaço Cliente WEB?

Com o Espaço Cliente OVH, poderá gerir o servidor VPS: reiniciá-lo, ativar opções extra, aceder às informações sobre o seu servidor VPS.

Pode a qualquer momento reinstalar o seu servidor ao escolheruma das várias distribuições disponíveis.

Para que serve a API VPS?

AAPI RESTful VPS complementa o Espaço Cliente WEB. Ela permite efetuar ações tais como o reboot, a reinstalação para um SO diferente, alteração dos contactos do serviço, subscrição de opções adicionais, upgrade, etc.

O VPS dispõe de um endereço IP dedicado?

Cada VPS dispõe de um endereço IPv4 público dedicado.

Pode igualmente encomendar até 16 endereços IPv4 geolocalizados suplementares na sua VPS (ver as opções das VPS OVH).

O que significa o SLA do VPS ?

O SLA corresponde ao compromisso da OVH sobre a disponibilidade do serviço (exceto operações de manutenção programadas com antecedência).

A plataforma VPS beneficia de uma estabilidade e disponibilidade a toda a prova, Assim que aluga um dos nossos servidores virtuais, garantimos-lhe a continuidade da sua atividade, com "números" que servem como referência.

Nos casos em que não consigamos cumprir o nosso compromisso, será aplicado um crédito correspondente a 5% do valor mensal por cada hora de atraso, no limite de 100% do valor da mensalidade do serviço afetado.

Isto aplica-se apenas aos servidores VPS Cloud.

Para que serve o modo Rescue OVH?

Nos casos mais problemáticos, poderá sempre intervir no seu VPS Cloud, mesmo que a anomalia a corrigir necessite de acesso ao disco do seu sistema.

O modo Rescue permite, com efeito, efetuar reboot à sua máquina com um sistema operativo "leve" que não se encontra no seu disco local. Poderá assim lançar todas as operações de reparação de que necessite e de seguida reiniciar o servidor normalmente.

Atenção, este modo apenas pode ser ativado pela OVH. Para mais informações, consulte o nosso guia detalhado.

O que é o acesso ao KVM?

Este modo permite-lhe aceder à BIOS do seu VPS através de uma ligação segura, ideal em caso de problema ou para administrar o servidor.

Como configurar os DNS do meu VPS ?

Para indicar quais os DNS de um nome de domínio, aceda ao seu Espaço Cliente WEB.

Para configurar a zona DNS, a manipulação efetua-se em linha de comandos, no caso de usar GNU/Linux e nos casos em que tal não ocorra, disporá de uma interface gráfica.

Como alterar o sistema operativo do meu VPS?

Poderá alterar o SO do seu VPS segundo os seus desejos a partir da API OVH ou do seu Espaço Cliente WEB.

Esta funcionalidade é totalmente gratuita. Para os servidores VPS Cloud, também pode optar por uma reinstalação com Windows ou uma migração Linux > Windows (como opção).

Atenção, a reinstalação eliminará os seus dados. Efetue uma cópia antes de lançar a reinstalação.

Existe um nome de domínio ou serviço de email incluído com o VPS?

Não, mas poderá adicionar nomes de domínio a partir da sua interface Espaço Cliente WEB. Adicionalmente, pode contratar um serviço de email, no caso de não poder ou não saber instalar e configurar um servidor de email no serviço VPS.

Como se efetuam os upgrades das VPS?

A potência de cada VPS pode ser aumentada a qualquer momento para um servidor superior da mesma gama diretamente a partir do seu Espaço Cliente.
A operação de upgrade efetua-se em apenas alguns minutos, de forma automática e quase transparente para os seus utilizadores finais. O seu sistema (SO, softwares instalados, configurações) é conservado e apenas tem de reparticionar o seu espaço de disco, pois ele é apenas colocado à sua disposição para que o adicione à sua partição existente ou, eventualmente, crie uma nova partição.

Por fim, "o tempo" restante no seu antigo servidor VPS é automaticamente creditado no modelo superior!

Que utilizações são autorizadas nas VPS? Posso sofrer um corte caso utilize demasiados recursos?

É livre de utilizar a sua máquina virtual sem restrições e pode instalar os softwares que desejar, dentro dos limites legais e fixados pelas nossas condições gerais e particulares. Dispõe da sua própria quota de recursos (CPU, RAM, Disco) no seio de hosts partilhados.

Em conformidade com as nossas condições gerais, reservamos o direito de colocar em quarentena um servidor VPS caso a utilização coloque em causa a estabilidade da infraestrutura. Uma utilização intensiva e contínua do CPU dos servidores VPS, por exemplo, pode despoletar este procedimento.

As VPS SSD estão disponíveis em dois locais no nosso website, qual devo escolher?

As VPS SSD estão disponíveis na categoria VPS e igualmente na categoria instâncias para os nossos clientes Cloud OVH.

As duas partilham as mesmas características técnicas e a mesma infraestrutura. As VPS "Classicas" são pensadas para uma utilização simplificada numa máquina independente com numerosas distribuições pré-instaladas, um espaço cliente e uma faturação simples. Os utilizadores mais avançados irão preferir o Public Cloud, serviço que lhes permite construir uma infraestrutura multi-máquina e gerir a sua escalabilidade horizontal graças aos dois modos de faturação (à hora e ao mês) bem como a API Openstack.

Nestes dois casos, pode a qualquer momento aumentar a potência da sua máquina. Pode igualmente, em breve, integrar uma VPS independente a um dos seus projetos Cloud.

Opções dos serviços VPS OVH

Armazenamento adicional: Preciso de fazer upgrade ao modelo do meu VPS?

Não, poderá agora adicionar a qualquer altura espaço suplementar de armazenamento. Saber mais

Posso adicionar IPs adicionais ao meu VPS?

O VPS Cloud é a VM profissional por excelência. Tem necessidade de afetar um IP único a um dos seus sites, ou de reforçar a segurança com um certificado SSL "extended" ou criar redundância?

O conjunto das gamas VPS permite-lhe usufruir até 17 endereços IPv4 por servidor.

Preço:
2,00 s/IVA /IP (OU 2,46€ c/IVA ) unicamente na sua instalação.

Como funciona o Snapshot?

O snapshot, como o nome indica, é uma "fotografia" do seu servidor num determinado instante.

Imaginemos que tem de levar a cabo uma atualização de software que tem potenciais riscos para o seu servidor.
Antes de iniciar essa atualização, crie uma snapshot: se a operação der erro, pode utilizar a snapshot como ponto de restauro e assim voltar a colocar o seu servidor num estado funcional com a mesma configuração anterior à falha, de forma rápida.

Preço:
2,99 s/IVA /mês (OU 3,68€ c/IVA ) para as VPS SSD
4,99 s/IVA /mês (OU 6,14€ c/IVA ) para as VPS Cloud

Para que serve o Backup Storage (Unicamente nas VPS Cloud)?

Com esta opção, a OVH coloca à sua disposição os parâmetros de um servidor de arquivo que permite que transferira os seus conteúdos, dados, parâmetros e configurações. Poderá ainda ligar-se através de diferentes protocolos à escolha: FTP, NFS ou CIFS.

Preço:
4,99 s/IVA /mês (OU 6,14€ c/IVA )

Para que serve um painel de gestão Web (Plesk / Cpanel / Release 3 OVH)?

Plesk & CPanel são « painéis de administração » de servidores dedicados para uma utilização Web.

Estas aplicações juntam numa interface única ferramentas que dão a possibilidade de gerir de forma simples vários sites Internet e serviços associados, sem ter conhecimento técnico avançado. As ações técnicas de administração são geridas pelo "backend" da aplicação.

A OVH propõe-lhe a aquisição das licenças necessárias para estas soluções, e até oferece a licença Odin Plesk para gerir 10 nomes de domínio quando contrata um servidor VPS Cloud.

Para que serve o Backup automático (exclusivo nas VPS Cloud)?

A ideia de perder os seus preciosos dados dá-lhe calafrios? A OVH coloca à sua disposição um backup automático, especificamente concebido para gerir os seus backups em KVM | OpenStack, que lhe permite ser autónomo e permite ainda gerir os seus backups de forma automatizada durante 14 dias.

Preço:
7,99 s/IVA /mês (OU 9,83€ c/IVA )