Que VPS escolher?

A escolha do servidor VPS em 6 pontos-chave



Que VPS escolher?

Deve orientar a escolha entre VPS SSD e VPS Cloud?
A OVH dá-lhe alguns conselhos para o ajudar a escolher o modelo de servidor que melhor se adaptará às suas necessidades

Encontre aqui os nossos 6 conselhos para escolher o modelo de VPS mais adaptado às suas necessidades. CPU, RAM, espaço de armazenamento, geo-localização: alguns pontos-chave simples!

Qual a memória / processador / disco que devo escolher para o meu servidor VPS

Para responder a estas questões pertinentes, é necessário colocar previamente as 2 seguintes questões:
Que utilização o meu VPS terá hoje? E dentro de alguns meses?
Que aplicações vou instalar?

Desejo várias aplicações para o meu VPS

Mais de 2GB de RAM, sobretudo se combinarmos uma base de dados e aplicações Web.

A minha aplicação já é conhecida do público e tem muitos utilizadores

Opte pelas VPS Cloud mais evolutivas e com garantias.

Tenho um volume importante de dados

Estime o tamanho da sua base de dados sem se inquietar com o crescimento (pode sempre fazer um upgrade)

Tenho bastantes conteúdos e ficheiros

Estime o peso dos seus conteúdos sem se preocupar com o crescimento uma vez que o upgrade é possível. Se o volume de dados ultrapassa o proposto pelo das nossas gamas, teremos certamente uma solução a propor-lhe para o armazenar.

Tenho dados muito sensíveis

Privilegie as versões Cloud e a sua alta disponibilidade nativa, bem como as opções de backup (em breve).

Utilizo uma base de dados

Uma base de dados que recebe um grande volume de consultas/atualizações pode consumir uma grande parte da RAM do seu VPS; é sempre necessário reservar uma boa parte da RAM para este uso.

Tudo num VPS ou em vários VPS?

Uma estratégia de abordagem pode ser a de separar as bases de dados do "front office Web" e dos servidores de aplicações: cada um deles será menos exigente por si só do que se geridos em conjunto.

Utilizo um painel de gestão

Plesk e Cpanel são ferramentas "gulosas" em termos de recursos. Para ter um certo conforto, é necessário prever no mínimo 2GB de RAM se deseja ter um grande numero de aplicações. Deverá ser tida atenção na escolha da licença correspondente.

Utilizo um CMS

Um CMS combina várias camadas de aplicações de desenvolvimento e trabalha com base numa apresentação dinâmica das paginas que solicitará mais recursos de CPU e RAM do que um site simples.

Onde geo-localizar o meu servidor VPS e porquê?

Quer seja para o tornar mais agradável a experiência aos utilizadores, quer seja para melhorar o referenciamento natural (SEO) do seu site tornando-o mais rápido, geolocalizar o seu alojamento no país onde se encontra a sua maior parte da sua "audiência" é uma estratégia com bons resultados.

Identifique os seus utilizadores na sua ferramentas de análise de visitas verifique quais os pontos de presença (POP) propostos pela OVH para determinar a sua estratégia de repartição.

Atenção, se optar por vários VPS e alguns deles devem comunicar entre si, tenha em conta as distâncias físicas para as trocas de dados e reatividade.

Tenho necessidade de endereços IP suplementares?

Poderá ter necessidade de adicionar IPs ao seu servidor VPS em várias situações :

  • A instalação de certificados SSL;
  • A atribuição de um endereço IP dedicado a cada um dos seus sites presentes no servidor (se não o fizer, os sites alojados beneficiarão apenas do IP do servidor, atribuído de forma padrão);
  • Uma utilização de endereços IP diferenciada para diferentes canais (Web, aplicações mobile, etc.) ;
  • Afetação de diferentes endereços IP a diferentes serviços (CMS, base de dados, etc.);
  • A afetação de vários IP a um único site. Esta utilização poderá ser particularmente útil para os sites multilingue, permitindo assim ter cada um dos nomes de domínio (meusite.pt, meusite.it, meusite.ca, etc...) associado a um IP que corresponde ao país onde o idioma é falado. um ótimo extra para a sua estratégia de SEO internacional.

SO do servidor: devo escolher Linux ou Windows para o meu servidor VPS?

Além dos seus hábitos e competências, as aplicações que vai implementar no seu servidor condicionarão a sua escolha.

Se desenvolve no framework .NET ou deseja implementar aplicações Microsoft ou concebidas paras estas plataformas, um servidor Windows é muitas vezes uma escolha que não pode ser contornada.

Se é um adepto das tecnologias open-source, a maior parte delas (CMS, PHP, Mysql...) poderá ser mais simplesmente implementada em ambientes Linux, caso disponha das competências requeridas. Além disso poderá optar por versões pré-instaladas pela OVH, poupando assim tempo e correrá menos riscos de erro na configuração inicial.

Distribuições e licenças Windows estão disponíveis como opção na gama VPS Cloud e são acessíveis a partir do Espaço Cliente VPS.

* Disponível VPS Cloud unicamente.

Como avaliar as minhas necessidades futuras?

Torne as coisas simples... não pense nisso agora! Temos consciência de que as suas necessidades evoluem e é por isso que decidimos poder colocar à sua disposição infraestruturas que o podem acompanhar a longo termo. A quantidade de RAM de que tem hoje necessidade não vai forçosamente ser a que amanhã necessitará e isso ocorre também com o espaço de armazenamento e todos os outros recursos. É por esta razão que as ofertas são evolutivas e que os upgrades se fazem de forma rápida: a qualquer altura e apenas com alguns cliques poderá fazer evoluir o seu servidor VPS e assim passar para um modelo superior ou até para uma gama superior (ainda não disponível esta última opção).

Como gerir vários sites no mesmo servidor VPS?

Deseja poder controlar melhor o seu alojamento de múltiplos sites? Ter uma visão centralizada e simplificada de todos os ses projetos Web num mesmo servidor VPS?

Tenha controlo total dos seus websites sem ter de aprender de forma aprofundada a fazer administração de um servidor dedicado graças aos painéis de gestão disponíveis nas VPS by OVH:

Plesk, cPanel ou a nossa Release OVH permitem-lhe gerir os seus sites no mesmo servidor com uma interface ergonómica e simples.